Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 16 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Written by on Outubro 16, 2017

EFEMÉRIDES

16 de outubro

Dia Mundial da Alimentação

1544 – O cientista Pedro Nunes inaugurou a cadeira de Matemática na Universidade de Coimbra.

1769 – Sebastião José de Carvalho e Melo foi feito Marquês de Pombal.

1793 – A rainha francesa Maria Antonieta foi decapitada.

1907 – Marconi inaugurou o serviço radiotelegráfico regular entre a Europa e a América.

1919 — Aterrou na pista da Amadora, em Lisboa, um avião Breguet XIV, trazendo a bordo os aviadores militares António Maya e Lello Portela, no termo do primeiro voo Paris — Lisboa, com escala em Bordéus e nos arredores de Madrid. O voo teve a duração de oito horas e vinte e sete minutos e percorreu 1248 quilómetros.

1939 – Foram expulsas as populações não germânicas dos territórios polacos anexados pela Alemanha de Hitler.

1945 – Foi fundada a FAO, Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura.

1964 – Morreu o compositor norte-americano Cole Porter.

1973 – A Assembleia-Geral da ONU reconheceu o PAIGC como representante legítimo do povo da Guiné-Bissau e condenou a ocupação portuguesa.

1978 – Karol Wojtyla, cardeal polaco e arcebispo de Cracóvia, foi eleito Papa, com o nome de João Paulo II. Foi o primeiro papa polaco e o primeiro não-italiano desde 1522.

1982 – Morreu Adriano Correia de Oliveira, aos 40 anos, músico, cantor, um dos mais importantes e decisivos intérpretes do fado de Coimbra e do chamado movimento “baladeiro”, na resistência à ditadura.

1985 – Os restos mortais do escritor Fernando Pessoa foram trasladados para os claustros do Mosteiro dos Jerónimos.

1988 – Morreu Emídio Santana, aos 82 anos, diretor do jornal A Batalha, o jornal histórico do movimento anarquista português.

1998  – Foi inaugurado o Parque das Nações, em Lisboa.

2003 – Morreu António Ferrer Correia, aos 91 anos, antigo presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, reitor honorário da Universidade de Coimbra.

2005 – Morre arquiteto Pádua Ramos, com 74 anos.

2006 – Um grupo de manifestantes ocupou o Teatro Rivoli, no Porto, e fechou as instalações, contestando os planos de privatização da sala. A ocupação durou 4 dias, até à intervenção da polícia.

– A Fundação Calouste Gulbenkian criou os Prémios Internacionais para os Direitos Humanos, a Arte, a Educação, a Beneficência e a Ciência.

2008 – A proposta de lei do Governo das garantias de 20 mil milhões de euros às operações de financiamento de bancos foi aprovada na Assembleia da República com os votos do PS, PSD e CDS-PP, os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e PEV, e a abstenção de Manuel Alegre.

2012 – O Conselho de Redação do “Público” apresentou um “voto de desconfiança” à direção do jornal.

2014 – Dezassete crianças da Escola Básica Gonçalves Crespo, na Pontinha, sofreram uma intoxicação por inalação de alcatrão, o que levou à evacuação e encerramento da escola.

2015 – Um grupo de palestinianos ateou fogo ao Túmulo de José, na cidade de Nablus, no norte da Cisjordânia.

2016 – Rita Sacramento uma voluntária que trabalhou com refugiados na Sicilia e na Ilha de Lesbos denunciou num seminário realizado na Universidade Católica em Lisboa, que haveria gente a enriquecer com os refugiados.

=============.

Este é o ducentésimo octogésimo nono dia do ano. Faltam 76 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Quando Deus nos quer punir, ouve as nossas preces”. Oscar Wilde (1854 – 1900), escritor inglês de origem irlandesa.

Tagged as