Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 16 DE NOVEMBRO – HÁ 5 ANOS, ROSA MOTA FOI ELEITA A MELHOR MARATONISTA DE SEMPRE

Escrito por em Novembro 16, 2017

EFEMÉRIDES

16 de novembro

Dia Internacional para a Tolerância e Dia Nacional do Mar

1853 – Começou a regência de D. Fernando II, na menoridade do filho, D. Pedro V.

1909 – A Liga Portuguesa de Futebol inscreveu-se na FIFA.

1933 – Foram publicadas as bases orgânicas da Acção Católica Portuguesa.

1943 – Morreu Duarte Pacheco, aos 44 anos, na altura ministro das Obras Públicas. Foi sob a sua orientação que se deu início à construção do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Foi o autor dos projetos dos bairros sociais de Alvalade, Encarnação, Madre de Deus e Caselas, mandou executar a Estrada Marginal, o Estádio Nacional e a Fonte Luminosa e criou o Parque Florestal de Monsanto. Morreu ao serviço da Nação, quando na manhã do fatídico 15 de novembro de 1943 foi a Vila Viçosa inteirar-se dos trabalhos em curso para a construção da estátua de D.João IV, mas queria chegar ao tempo ao Conselho de Ministros, que estava marcado para a tarde, em Lisboa e ao regressar a alta velocidade à capital, o veículo oficial em que seguia despistou-se na Estrada Nacional nº4, entre Montemor o Novo e Vendas Novas. Duarte Pacheco acabou por falecer, vítima de uma hemorragia interna.

1945 — É fundada a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

1949 – Morre o poeta popular António Aleixo, aos 50 anos.Considerado o poeta popular mais relevante, afirmou-se pela ironia e crítica social que sempre estiveram presentes nos seus versos. É recordado como homem simples, humilde e semi-analfabeto, que mesmo assim, deixou como legado, uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.

1985 – Foi inaugurado, no Hospital da Universidade de Coimbra, o laboratório de fecundação “in vitro” e transferência de embriões.

1989 – Portugal assumiu a presidência do Conselho da Europa.

1994 – António Champalimaud readquiriu, por 185 milhões de euros 80 por cento do Banco Pinto e Sotto Mayor.

1999 – Ana Vidigal recebeu o Prémio Maluda de Pintura 99.

2002 – As autoridades espanholas detiveram o comandante do petroleiro Prestige, por desobediência, atentado aos recursos marinhos e ao meio ambiente.

2003 – Foi inaugurado o Estádio do Dragão, no Porto.

2005 — A escritora Lídia Jorge venceu o prémio do público do 18º Salão de Literatura Europeia de Cognac, em França.

2006 – O Prémio Rómulo de Carvalho foi atribuído ao professor catedrático Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra.

2007 – Enquanto presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, recebeu o Prémio Internacional Conde de Barcelona, numa cerimónia presidida pelo rei Juan Carlos de Espanha, no Mosteiro Real de Santa Clara de Pedralbes na capital da Catalunha

2008 – Duas mulheres e 28 homens, membros da claque benfiquista No Name Boys e suspeitos de agressões, roubo e incêndios foram detidos na operação “Fair Play”, que resultou na apreensão de droga, armas, soqueiras, viaturas e material pirotécnico

2009 – A portuguesa Maria Conceição, comissária de bordo, na altura há seis anos a morar no Dubai, foi eleita a Mulher do Ano pela revista Emirates Woman pela criação do Projeto Dhaka, em 2005, programa que pretendia “quebrar o ciclo de pobreza” na subdivisão administrativa do Bangladesh.

2011 – O Governo de Pedro Passos Coelho decidiu cortar quatro feriados, dois civis e dois religiosos. Os dois feriados civis a anular são o 5 de outubro e o primeiro de dezembro, nos quais se assinala respetivamente a implantação da República e a restauração da independência nacional. A estes, juntaram-se os feriados religiosos de 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora, Padroeira de Portugal e o feriado móvel do Corpo de Deus.

2012 – Rosa Mota foi eleita a maior maratonista mundial de todos os tempos. O título foi-lhe atribuído pela Associação Internacional de Maratona e honra a carreira da antiga atleta que, durante o seu percurso profissional, conquistou todos os títulos possíveis, entre o Europeu, o Mundial e o Olímpico.

2013 – Mais de uma tonelada de pneus foi retirada do fundo do mar, numa ação de limpeza no interior do porto da Horta, nos Açores, que contou com a colaboração de cerca de 150 voluntários.

2014 – Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, anunciou que pediu a demissão do Governo, que já tinha sido aceite pelo primeiro-ministro, considerando que a sua autoridade enquanto governante ficou diminuída com o envolvimento de pessoas que lhe são próximas nas investigações da Operação Labirinto, que visavam alegados casos de corrupção na atribuição de “vistos gold”.

2016 – Foi revelado que, a Unidade de Transplantes Hepáticos do Hospital Universitário de Coimbra realizou um auto-transplante de fígado, uma cirurgia inovadora e rara no Mundo que, basicamente, leva a que o órgão seja operado fora do corpo do doente.

===========.

Este é o tricentésimo vigéssimodia do ano. Faltam 45 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Que pensar de tudo isto? Em primeiro lugar, que a vida está má para os pobres. Depois, que vivemos todos muito ocupados nisto ou naquilo, inclusive na falta de ocupação”. João César Monteiro (1939-2003), cineasta português.

Marcado como