Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 16 DE JANEIRO – DIA INTERNACIONAL DO FETICHE

Written by on Janeiro 16, 2018

EFEMÉRIDES

16 de janeiro

Dia Internacional do Fetiche

1537 – Os Estudos Gerais da Universidade de Lisboa foram transferidos para Coimbra.

1862 – Morreu Passos Manuel. Foi membro do governo liberal, autor da reforma da educação, fundador dos liceus, conservatórios, das escolas politécnicas e das academias das finanças e da administração pública.

1882 – Nasceu, na Póvoa de Varzim, o escritor, jornalista, etnógrafo e político António dos Santos Graça. Foi um dos fundadores do semanário O Comércio da Póvoa de Varzim, em 1903. Entre as suas principais obras literárias poderão citar-se as seguintes: O Poveiro (1932), A Crença do Poveiro nas Almas Penadas (1933), Inscrições Tumulares por Siglas (1942), A Canção do Berço (1945) e A Epopeia dos Humildes (1952).

1987 – Chegou às bancas, pela primeira vez, o “Semanário Económico”.

1990 – A primeira de uma série de manchas de crude, que se estenderam por mais de 20 km, atingiu as costas norte e leste da Ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira.

1991 – Expirou o prazo dado pela ONU aos iraquianos para a retirada do Koweit, mas Saddam Hussein insistiu na ocupação. Em consequência, a Casa Branca anunciou o lançamento da operação Tempestade no Deserto.

1992 – Morreu Laura Ayres, aos 69 anos. Algarvia, natural de Loulé foi médica, professora universitária, especialista em saúde pública e virologista portuguesa. Foi a coordenadora da Comissão Nacional da Luta Contra a Sida, função na qual desempenhou um papel da maior importância no inicio da luta contra a doença. Em 1963 recebeu o Prémio Ricardo Jorge e mais tarde foi feita Oficial da Ordem de Sant’iago de Espada e recebeu ainda, a Medalha de Honra do Município de Loulé.

2006 – O escritor Nuno Júdice recebeu o Prémio Literário Fernando Namora.

– José Mourinho, à altura campeão de Inglaterra ao serviço do Chelsea foi considerado pela terceira vez consecutiva o melhor treinador, um prémio promovido pela UEFA.

2007 – António Alves Barbosa, o primeiro português a competir na Volta a França em Bicicleta, que terminou em 10º lugar, no ano de 1956, recebeu a medalha de ouro da Juventude e dos Desportos de França.

2014 – Das mais de três mil candidaturas a bolsas de doutoramento feitas à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, apenas 300 foram aceites. O mesmo aconteceu com as bolsas de pós-doutoramento.

2015 – Dois alegados jihadistas foram abatidos na Bélgica durante uma operação da polícia federal contra um grupo terrorista que estava a preparar um atentado em Verviers, no leste daquele país.

2016 – Morreu Fernando de Ávila, aos 61 anos. Realizador da RTP, estava a realizar o programa de humor “Donos Disto Tudo”, da estação pública e deixou o seu nome ligado à realização da série “Conta-me como foi”.

2017 – Morreu em Paris, aos 75 anos, a atriz Maria Cabral. Ficou conhecida pelas suas participações nos filmes “O Cerco” de 1970, “O Recado” de 1972 e “Um Adeus Português” de 1986.

……………………..

Este é o décimo sexto dia do ano. Faltam 349 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “A nossa muito humana sensação de segurança, não passa de um consolo para o fato de a morte ser o que há de mais próximo na vida” Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.

Tagged as