Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00


EFEMÉRIDES: 16 DE FEVEREIRO – O TÚNEL DO ROSSIO REABRIU HÁ DEZ ANOS

Written by on Fevereiro 16, 2018

EFEMÉRIDES

16 de fevereiro

1267 – Os reis Afonso III de Portugal e Afonso X de Castela assinaram a Convenção de Badajoz, que garantiu a soberania portuguesa do Algarve.

1279 – Morreu Afonso III. Sucedeu-lhe no trono português D. Dinis.

1614 — Morreu o bispo do Japão Luís Cerqueira. Foi o fundador das paróquias católicas naquele país e responsável pela primeira edição japonesa do Catecismo.

1773 – As distinções entre cristãos velhos e cristãos novos foram abolidas, em Portugal e foi, também, decretada a destruição dos registos cadastrais dos judeus.

1899 – Suicidou-se, no Porto, o escultor Soares dos Reis. Foi o autor de “O Desterrado”.

1906 – Foram apreendidos, em Lisboa, os jornais “A Paródia”, “Novidades” e “O Liberal”. Na base da apreensão estiveram as críticas ao Governo.

1910 – Começou a funcionar o primeiro posto português de rádio sem fios, instalado pela Marinha de Guerra.

1957 — Começou a visita de quatro dias a Portugal de Isabel II de Inglaterra. O acontecimento marcou a história da RTP, que garantiu a cobertura desta visita para os canais internacionais, ainda antes de iniciar as emissões regulares.

1978 – Foi colocado um engenho explosivo na estátua de Oliveira Salazar, em Santa Comba Dão.

1983 – Foi instituído o Prémio Camões.

1986 – Mário Soares foi eleito presidente da República Portuguesa, com 51,35 por cento dos votos. Foi o primeiro civil a ocupar a Presidência, em 60 anos.

2004 – A fadista Mariza recebeu o prémio personalidade do ano 2003.

– Foi editada a ópera “Os Dias Levantados”, de António Pinho Vargas, com libreto de Manuel Gusmão, sobre a Revolução de Abril.

2005 – O Prémio Correntes d’Escrita foi atribuído ao poeta António Franco Alexandre, pelo livro “Duende”.

2007 – Francisca Van Dunen tomou posse como Procuradora-Geral Distrital de Lisboa,

– Os atores Maria João Luís e João Lagarto venceram o Prémio da Crítica 2006, atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

– O Prémio AICA — Associação Internacional dos Críticos de Arte/Ministério da Cultura de Arquitectura e Artes Visuais foi atribuído ao arquiteto Paulo David e ao fotógrafo Jorge Molder.

– Morreu José Silva de Oliveira, o “Bife”, aos 57 anos. Futebolista brasileiro, foi jogador do FC Porto e do Belenenses.

2008 – O Túnel do Rossio reabriu depois de ter estado encerrado desde outubro de 2004, para obras de recuperação, por motivos de segurança, o que levou à interrupção da ligação ferroviária até à Estação do Rossio durante aquele período. A obra sofreu uma derrapagem de 9,5 milhões de euros nos custos.

2013 – Foram várias dezenas de milhar, as pessoas que responderam, no Porto, à chamada da CGTP “contra a exploração e o empobrecimento”, numa manifestação que foi descrita pela intersindical como “uma das maiores dos últimos anos na cidade”.

2014 – O artista Graciano Saga, conhecido como o “cantor emigrante”, morreu em Paris, vítima de uma doença rara.

2015 – Morreu a escritora Luísa Dacosta, aos 87 anos, no hospital de Matosinhos, vítima de doença prolongada. A escritora, natural de Vila Real formou-se na Faculdade de Letras de Lisboa em Histórico-Filosóficas, iniciou a sua atividade literária em 1955 e recebeu em 2010 o Prémio Literário Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora. Entre os seus livros contam-se “Província”, “A Menina Coração de Pássaro”, “Sonhos Na Palma da Mão”, “O Valor Pedagógico da Sessão de Leitura”, “A-Ver-O-Mar” ou “Nos Jardins do Mar” e também livros infantis

2016 – Reabriram ao público os passadiços do Paiva depois do encerramento forçado por causa do incêndio que em setembro de 2015 destruiu parte do percurso.

– O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem considerou que Portugal violou os direitos humanos ao retirar sete filhos a uma mulher cabo-verdiana para adoção.

2017 – Uma braçadeira com uma cruz suástica, foi usada por um estudante da Universidade do Minho durante uma praxe e deixou indignada a comunidade académica bracarense.

===================.

Este é o quadragésimo sétimo dia do ano. Faltam 318 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A nenhum homem será vendido, negado ou atrasado o direito à Justiça”. Cláusula 40 da Magna Carta, assinada pelo rei João de Inglaterra, em 1215.

Tagged as