Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 15 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL

Written by on Novembro 15, 2018

EFEMÉRIDES

15 de novembro

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

1492 – O navegador Cristóvão Colombo anotou, no seu diário de bordo, o uso do tabaco entre os índios.

1836 — O Conservatório de Música de Lisboa, fundado no ano anterior, foi incorporado no Conservatório Geral.

1853 – Morreu em Lisboa D. Maria II, aos 34 anos. Teve uma infância despreocupada e feliz, mas cedo se preparou para ser rainha, não sabendo ainda que o seu reinado seria um dos mais terríveis períodos da nossa História. Conhecida pela “Educadora”, mas também por “A Boa Mãe”, D. Maria II reinou em dois períodos diferentes. Primeiro, entre 1826, até ser deposta pelo seu tio D.Miguel, “O Absolutista” e depois entre 1834 e a sua morte. Era a filha mais velha de D.Pedro IV e da sua primeira esposa, a arquiduquesa Maria Leopoldina da Austria.

1889 – Pedro II do Brasil abdicou e foi proclamada a república brasileira.

1899 – Morre o bacteriologista Luís da Câmara Pestana. Natural do Funchal celebrizou-se ao demonstrar que o bacilo isolado na epidemia que assolou Lisboa, em 1894, não era o vibrão da cólera, afirmando-se assim, como uma autoridade em matéria de higiene e saúde pública. Acabou por falecer no Porto, vitima da epidemia da peste que combatia.

1920 – A assembleia da Liga das Nações realizou a primeira reunião em Genebra.

1924 – Desapareceu, no Mar do Norte, o aviador Sacadura Cabral, que foi unanimemente considerado um aviador distintíssimo pelas suas qualidades de coragem e inteligência. Natural de Celorico da Beira, notabilizou-se a nível mundial, ultrapassando as insuficiências técnicas e materiais que na época, condicionavam a aviação. Quando conheceu Gago Coutinho, em África, incentivou-o a dedicar-se à questão da navegação aérea, o que conduziu ao desenvolvimento do sextante de bolha artificial. Juntos, inventaram um “corretor de rumos”, para causar os desvios causados pelos ventos. Sacadura Cabral realizou diversas travessias aéreas memoráveis, com especial destaque para a que, em 1922, efetuou com Gago Coutinho: a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

1980 – O Papa João Paulo II reafirmou a condenação da Igreja Católica ao divórcio, aborto e ás relações sexuais pré-conjugais, numa comunicação feita em Colónia, na Republica Federal Alemã.

1991 – O historiador Vitorino Magalhães Godinho recebeu, em Berna, o Prémio Internacional Balzan, pela obra “Os Descobrimentos Portugueses”.

– Lucas Pires, que chegou a ser líder do CDS e eurodeputado eleito pelos centristas demitiu-se do partido.

2003 – O jornalista Carlos Raleiras, que na altura trabalhava para a TSF foi libertado pelos seus sequestradores no deserto do Iraque, a cerca de sete quilómetros da fronteira com o Kuwait. Seguia num grupo de três jipes, que foram interceptados numa estrada que os levaria até Bassorá, onde iriam encontrar-se com os militares da GNR que participavam numa missão de segurança no Iraque. Na altura do rapto a jornalista Maria João Ruela, da SIC acabou por ser atingida a tiro numa perna.

– Foi inaugurado o novo Estádio Mário Duarte, em Aveiro.

2006 – O Tribunal Constitucional aprovou, por maioria, a pergunta do referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez.

– O PSD rompeu a coligação com o CDS na Câmara Municipal de Lisboa. O presidente da CML, Carmona Rodrigues, retirou os pelouros à vereadora do CDS, Maria José Nogueira Pinto, alegando “violação de lealdade e confiança”.

– Morreu o ator e encenador José Ananias, que durante vários anos integrou os quadros da CTB-Companhia de Teatro de Braga, com 53 anos

2008 – A manifestação de professores em Lisboa terminou três horas depois de ter começado, estimando a polícia que tenham estado no protesto cerca de 7 mil professores, enquanto os organizadores falam em mais de 20 mil

– Morreu o realizador Carlos da Silva, que co-realizou o filme “Mortinho por chegar a casa”, morreu em Lisboa aos 71 anos, vítima de paragem cardíaca.

2012 – Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular  e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra participou num estudo com institutos de todo o mundo que permitiu descobrir uma mutação rara que aumenta o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

2013 – O ciclista Rui Costa, campeão do Mundo de estrada, foi eleito pela segunda vez consecutiva como melhor atleta português do ano pela Confederação do Desporto de Portugal.

2016 – A Carris instalou alarmes sonoros em alguns dos seus autocarros para identificar passageiros que querem andar de transporte sem validarem o bilhete.

2017 – Durante a madrugada uma mulher morreu na sequência de um tiro acidental durante uma perseguição policial a um grupo de assaltantes. As autoridades terão confundido a viatura da fuga. O caso começou pelas 3 horas da manhã, quando dois homens roubaram um multibanco da Caixa Geral de Depósitos, no Pragal, e em seguida se puseram em fuga.

=============.

Este é o tricentésimo décimo nono dia do ano. Faltam 46 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Não há mais metafísica no mundo senão chocolates… As religiões todas não ensinam mais que a confeitaria”. Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos (1888-1935), poeta português.

Tagged as