EFEMÉRIDES: 15 DE MAIO – HOJE É DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS
Escrito por ARCO em Maio 15, 2018
EFEMÉRIDES
15 de maio
Dia Internacional das Famílias e Dia Internacional do Objetor de Consciência.
Feriado Municipal nas Caldas da Raínha, onde se homenageia D. Leonor, que fundou a localidade nos finais do século XV, com a abertura simbólica do Hospital Termal.
1492 – D. João II fundou o Hospital de Todos os Santos, em Lisboa.
1859 – Nasceu o físico francês Pierre Curie.
1927 – Começou a primeira volta a Portugal em bicicleta. António Augusto de Carvalho, do Carcavelos, sagrou-se o primeiro vencedor da prova. Nos lugares imediatos ficaram Manuel Nunes Abreu do Leixões e Quirino de Oliveira do Campo de Ourique.
1944 – Começou a deportação dos judeus da Hungria para o campo de extermínio nazi de Auschwitz.
1953 – Oliveira Salazar recusou nova proposta de negociações com a Índia, para a transferência de soberania dos territórios sob administração portuguesa. Como resposta a Índia anunciou o fecho da delegação em Lisboa, que viria a concretizar mais tarde, a 11 de junho.
1964 – A equipa de futebol do Sporting venceu o MTK Budapeste, por 1-0, na finalíssima das Taça das Taças e conseguiu desta forma o seu primeiro troféu europeu.
1969 – Realizou-se o II Congresso Republicano de Aveiro.
– Foram inauguradas as instalações da Biblioteca Nacional, no Campo Grande, em Lisboa.
1974 — António de Spínola foi investido presidente da República Portuguesa.
1976 – Foram fundados os primeiros Parques Industriais em Guimarães, Covilhã e Évora, para fábricas não poluentes de pequena e média dimensão.
1986 – Morreu o piloto italiano de Fórmula 1 Elio de Angelis, na sequência de um acidente no circuito de Paul Ricard, França.
1992 – Em Lisboa foi inaugurado o Museu da Rádio.
– Foi adotada a Carta Europeia do Desporto pelos ministros europeus responsáveis pela área, reunidos na sua 7.ª conferência, em Rhodes, na Grécia.
1999 – Morreu Manuel Lopes, aos 56 anos. Foi fundador da Intersindical e dirigente da CGTP
2004 — Morreu Bruno Baião, aos 18 anos, jogador internacional da equipa júnior de futebol do Benfica.
2005 – Portugal classifica-se em segundo lugar no I Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA, ao perder com a França no desempate por penalties.
2006 – O eurodeputado Carlos Coelho, presidente da comissão de inquérito do Parlamento Europeu sobre possíveis atividades ilegais da CIA na Europa, afirmou-se convicto de que alguns governos europeus tiveram conhecimento prévio das operações.
2007 – O crítico de arte Fernando Pernes, a cientista Maria de Sousa e o escritor Hélder Pacheco foram galardoados com os Prémios Seiva 2007, atribuídos pela companhia de teatro Seiva Trupe.
2009 – A Comissão Europeia e agências da ONU assinaram um acordo no valor de mil milhões de euros para ajudar agricultores de 50 países, entre os quais Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, a lutar contra a penúria alimentar
2010 – A australiana Jessica Watson, na altura com 16 anos, chegou a Sydney, tornando-se no navegador mais jovem a dar a volta ao mundo em solitário, sem escalas e sem assistência.
2015 – Pedro Passos Coelho garantiu que não haveria nenhuma possibilidade de haver um Bloco Central, juntando PSD, PS e CDS, a governar Portugal, nos próximos tempos. Em entrevista ao jornal Sol, o primeiro-ministro repetiu ainda a ideia de que Paulo Portas se demitiu por SMS, assumindo as “divergências reais” com o parceiro de coligação.
2016 – A Ucrânia venceu a 61.ª edição do Festival Eurovisão com a canção “1944”, interpretada em inglês por Jamala. De conteúdo marcadamente político, foi vista como uma provocação a Moscovo, ao evocar a deportação dos Tártaros da Crimeia por Josef Estaline. “1944” levou a melhor sobre a Austrália, que foi convidada para o festival e era apontada como favorita, que ficou na segunda posição.
2017 – Os atestados médicos para as cartas de condução passaram a ser emitidos por via eletrónica.
=============.
Este é o centésimo trigésimo quinto dia do ano. Faltam 230 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “É absurdo dividir as pessoas em boas ou más. Elas são, simplesmente, encantadoras ou aborrecidas”. Oscar Wilde (1854-1900), escritor inglês de origem irlandesa.