Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 15 DE JULHO – DATA DA MORTE DE FRANCISCO LÁZARO

Escrito por em Julho 15, 2019

EFEMÉRIDES

15 de julho

Feriado municipal em Carregal do Sal, Lages das Flores e Paredes. Trata-se de um feriado móvel que se assinala na terceira segunda-feira de julho em honra do Divino Salvador.

1759 – Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, recebeu o título de Conde de Oeiras.

1789 – À Tomada da Bastilha sucedeu-se o levantamento dos camponeses. Nas cidades, formaram-se milícias revolucionárias de cidadãos.

1834 – Foi extinta da Inquisição em Espanha.

1864 — Alfred Nobel regista a patente da dinamite.

1868 – Morreu William Thomas Morton, que descobriu a anestesia.

1912 – O atleta Francisco Lázaro morreu, vítima de insolação, durante a maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo. Lázaro obteve a sua primeira vitória em 1908, na Maratona Portuguesa, uma corrida de 24 km. Em 1909 não competiu, devido a problemas de saúde. Em 1910, triunfou na primeira verdadeira maratona realizada em Portugal numa distância próxima da olímpica (42,8 km), com 2h57m35s, com o 2.º classificado a cerca de 15 minutos. No ano seguinte, Lázaro venceu de novo, desta vez com o tempo de 3h09m57s, passando a ter uma enorme popularidade O ano olímpico de 1912 começou uma nova vitória na maratona, com 2h52m08s um percurso de 42,2 km particularmente difícil que incluía estradas esburacadas e a subida da Calçada de Carriche. Quatro anos antes, nos jogos de Londres, o vencedor da maratona olímpica tinha registado um tempo de cerca de 2h55m. Havia confiança que Lázaro pudesse ter um bom resultado em Estocolmo. Francisco Lázaro era carpinteiro de uma fábrica de carroçarias de automóveis na travessa dos Fiéis de Deus no Bairro Alto em Lisboa. Não tinha treinador. Após o trabalho, Lázaro corria diariamente de Benfica até S. Sebastião da Pedreira, desafiando, no percurso inverso, os transportes públicos elétricos. O seu nome foi dado ao Campo do Futebol Benfica, em Lisboa.

1965 – A nave espacial norte-americana Mariner IV enviou as primeiras fotografias do planeta Marte.

1968 – Começaram as ligações aéreas comerciais regulares entre os EUA e URSS.

1973 — Marcello Caetano iniciou uma visita de três dias a Londres, onde foi recebido por manifestações constantes que condenavam o massacre de Wiriamu, em Moçambique, que tinha sido revelado pelo Times.

1992 – Os escritores Natália Correia e David Mourão-Ferreira receberam a Medalha de Honra da Associação Internacional de Artes e Letras de França.

1995 – O escritor português Mário de Carvalho conquistou o Grande Prémio de Romance e Novela da APE com “Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde”.

2001 — Começava a primeira fase do resgate do submarino nuclear russo Kursk, afundado no mar de Barents.

2002 – Marrocos declarou a soberania sobre a ilha de Perejil.

2005 – Foram a hasta pública os terrenos da Feira Popular de Lisboa.

– A Unesco aprovou a inclusão das zonas históricas de Macau na lista do Património Mundial da Humanidade.

2007 – Entrou em vigor a regulamentação da lei da interrupção voluntária da gravidez.

– António Costa, do PS, foi eleito presidente da Câmara de Lisboa com 29,54 por cento dos votos.

2008 – Dezoito pessoas ficaram feridas, duas das quais com gravidade, num acidente ocorrido num parque de atrações de Liseberg, em Gotemburgo, na costa ocidental da Suécia

2010 – A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários condenou nove ex-administradores do BCP a coimas de 4,325 milhões de euros por informação falsa ao mercado. Jardim Gonçalves tem a multa mais elevada, 1 milhão de euros, e ficou inibido de exercer atividade bancária por cinco anos. Paulo Teixeira Pinto pagou 200 mil euros e fica um ano inibido.

2012 – O vice-consul em Marselha alertava para as falsas ofertas de emprego em França, disponíveis em jornais portugueses e também em cafés e bares das aldeias, que levam milhares de pessoas a abandonar o País e a cair em situações de emergência social.

2015 – Uma turista italiana foi atacada no Coliseu de Roma por um homem que gritava “Alá é garnde”

2016 – Golpe de Estado na Turquia, com os militares a afirmarem ter tomado o poder em todo o país e o presidente Erdogan a garantir ter-se tratado de uma pequena facção militar e que os responsáveis pelo golpe seriam punidos.

2017 – Uma nova espécie de bactéria descoberta por três biólogos da Universidade de Aveiro recebeu o nome “Saccharospirillum correiae”, em homenagem ao microbiólogo António Correia, falecido em 2016. Esta nova bactéria, é uma, entre muitas outras novas espécies, que vive no interior de uma planta comum na ria de Aveiro, mais conhecida por gramata-branca.

===============.

Este é o centésimo nonagésimo sexto dia do ano. Faltam 169 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “A construção da vida encontra-se, atualmente, mais em poder dos factos do que das convicções”. Walter Benjamin (1892-1940), filósofo alemão.

Marcado como