Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 15 DE FEVEREIRO – DATA DA MORTE DO ESCULTOR FRANCISCO FRANCO

Written by on Fevereiro 15, 2018

EFEMÉRIDES

15 de fevereiro

1783 – Portugal reconheceu a independência dos EUA.

1798 – O exército francês de Napoleão conquistou Roma e decretou o fim do poder político da Santa Sé. O Papa Pio VI recusou a rendição, e foi detido e levado para França.

1808 – No decurso das invasões francesas, Junot auto-proclamou-se comandante-chefe das armas portuguesas.

1900 – Foi definido o Plano Geral das Vias Férreas a norte do Mondego.

1911 – O Governo português criou a Comissão para o Estudo da Reforma da Ortografia.

1922 – Realizou-se a primeira sessão do Tribunal Permanente de Justiça Internacional, precursor do Tribunal Penal Internacional.

1928 – O ensino misto, ou de “co-educação”, foi proibido pelo Governo da Ditadura saído do Golpe de 1926.

1937 – A ditadura do Estado Novo determinou ser da competência exclusiva do Governo o estudo e realização de obras de fomento agrícola.

1955 – Morreu o escultor Francisco Franco, aos 69 anos. Pertenceu à primeira geração de artistas modernistas portugueses e destacou-se, como o maior escultor português da década dos anos 20 do século passado. A sua obra é um marco na renovação da escultura nacional e o Monumento a Gonçalves Zarco, de 1927, assinala uma inflexão e tornar-se-ia numa referência para as direções da escultura pública portuguesa. Recebeu o Grande Oficialato de Ordem de Santiago e a Medalha de Ouro de Mérito do Município do Funchal, sua terra natal. Os últimos anos revelam um abrandamento da sua obra, em grande parte resultante do atropelamento de que foi vítima junto ao seu estúdio e do qual nunca recuperou por completo. O monumento ao Cristo Rei, em Almada, do qual, apenas realizou o esboceto, é revelador desse esmorecimento.

1965 – Morreu o cantor e pianista norte-americano Nat King Cole. Aprendeu a tocar piano na igreja onde seu pai era pastor. Desde criança ele esteve  ligado à música, tocando  contra o racismo e durante toda a sua vida, recusou sempre, cantar em plateias onde a segregação racial estivesse presente. A sua voz marcante imortalizou várias canções, como: Mona Lisa, Stardust, Unforgettable, Nature Boy, Christmas Song, “Quizás, Quizás, Quizás”, entre outras. Eram músicas românticas que tinham um toque especial e a sua voz associada ao piano, o que o tornou um artista de grande sucesso.A então revolucionária formação de piano, guitarra e baixo do tempo das Big bands tornou-se popular para trios de jazz. Fumava três maços de cigarros por dia e acabou por não resistir a um cancro.

1983 – Durante uma vaga de frio em Portugal, nevou em vários locais em redor de Lisboa.

1996 – A Lei de Bases do Sistema Desportivo passou a prever a criação de sociedades com fins lucrativos.

1999 – A Austrália aceitou a projetada independência de Timor-Leste e admitiu colaborar no processo, pela primeira vez.

2003 – Realizou-se uma jornada de protesto contra a anunciada intervenção militar no Iraque e que em 600 cidades do mundo, reuniu milhões de pessoas. Em Lisboa, marcharam 80 mil.

2005 – O levantamento mínimo nas caixas multibanco passou a ser de 10 euros e o máximo subiu para 400 euros, o que correspondia ao dobro dos montantes anteriores.

2006 – O Ministério Público fez buscas na redação do jornal “24 horas”, alegando “acesso indevido a dados pessoais” no âmbito do inquérito, sobre a publicação de registos telefónicos apensos ao processo Casa Pia.

– Morreu Eduardo Alberto Ferro Rodrigues, aos 80 anos. Foi dramaturgo e autor de Os Parodiantes de Lisboa.

2007 – Governo aprovou a reforma da tributação automóvel, abolindo os impostos automóvel, municipal sobre veículos, de circulação e de camionagem, que foram substituídos pelos códigos do Imposto sobre Veículos e Imposto Único de Circulação.

– Morreu Fernando Perdigão, antigo futebolista do FC Porto. Foi campeão nacional em 1956 e em 1959.

2010 – Os ministros das Finanças da Zona Euro escolhem Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu.

2013 – O fotógrafo Daniel Rodrigues venceu o primeiro prémio da categoria Vida Quotidiana da World Press Photo.

2014 – Marisa Matias foi apresentada como cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias.

2016 – O ministro da Saúde, Adalberto Campos Ferreira, afastou Paulo Campos da presidência do Instituto Nacional de Emergência Médica.

2017 – O Parlamento Europeu aprovou o tratado comercial entre União Europeia e o Canadá

=============

Este é o quadragésimo sexto dia do ano. Faltam 319 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Mal sabiam os teus doutos juízes, grandes senhores deste pequeno mundo, que assim mesmo, empertigados nos seus cadeirões de braços, andavam a correr pelos espaços, à razão de trinta quilómetros por segundo”. “Poema para Galileo”, de António Gedeão/Rómulo de Carvalho (1906-97), poeta e cientista português.