EFEMÉRIDES: 15 DE DEZEMBRO – FAZ 7 ANOS, QUE MORREU CARLOS PINTO COELHO
Escrito por ARCO em Dezembro 15, 2017
EFEMÉRIDES
15 de dezembro
1640 – D. João IV foi aclamado rei de Portugal.
1926 – Foi fundada, em Lisboa, a Companhia Portuguesa Rádio Marconi.
1944 – Desapareceu Glenn Miller, compositor e chefe de orquestra norte-americano, num voo sobre o Canal da Mancha.
1955 – Foi constituída, por iniciativa do Governo, a RTP, Radiotelevisão Portuguesa, SARL, com o capital social de 60 mil contos.
1977 – Foi inaugurado, no Barein, o estaleiro naval Asry, com tecnologia e equipamento portugueses.
1987 – Começou, no Tribunal de Leiria, o julgamento de Vítor Jorge, autor confesso de sete homicídios, incluindo a mulher e a filha.
1989 – O Prémio Pessoa foi atribuído à pianista Maria João Pires.
1993 – O destacamento da força aérea alemã, que estava há 25 anos estacionado em Beja, abandonou a base definitivamente.
1994 – Realizou-se o primeiro Congresso da Lusofonia, em Lisboa.
1995 — Foi emitido o acórdão Bosman pelo Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, que estabelece como contrárias à legislação comunitária as regras sobre o número de jogadores estrangeiros em equipas de futebol.
1999 – O dirigente timorense Xanana Gusmão foi distinguido com o Prémio Sakharov dos direitos humanos.
– O Prémio Pessoa foi atribuído ao compositor português Emanuel Nunes.
2002 – Pimenta Machado, presidente do clube de futebol Vitória de Guimarães, foi detido por suspeita de peculato.
2006 – O Prémio Pessoa 2006 foi atribuído ao professor António Câmara, fundador da empresa de novas tecnologias YDreams.
– A artista plástica Maria João Banha conquistou o Prémio de Pintura Henrique Pousão, instituído pelo município de Vila Viçosa.
– A Fundação Calouste Gulbenkian foi eleita personalidade portuguesa de 2006 pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.
– A Fundação Calouste Gulbenkian criou o Prémio anual Vasco Vilalva, destinado a assinalar intervenções de valor cultural que estimulem a recuperação e preservação do património.
2007 – Após uma longa maratona noturna, a conferência do clima da ONU em Bali concluiu sob aplausos, as negociações sobre o futuro regime de luta contra as alterações climáticas.
– A professora francesa Solange Parvaux, pioneira na luta pelo ensino do português em França, morreu em Paris, deixando vago um cargo “difícil de substituir”, de acordo com o embaixador de Portugal naquele país.
– Foi inaugurada a Academia Dolce Vita, centro de treinos da Académica, na presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, e do presidente da Académica, que na altura era José Eduardo Simões.
2010 – Morreu, aos 66 anos, o jornalista Carlos Pinto Coelho, após uma operação à artéria aorta no Hospital de Santa Marta. Na televisão, ficou conhecido pelo programa cultural “Acontece”, que apresenta durante quase 10 anos, tendo durante a sua carreira também assinado um programa de debate semanal na TSF, o “Direto ao Assunto”. Carlos Pinto Coelho era Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França. Recebeu o Prémio Bordalo, na categoria de Televisão, pela Casa da Imprensa, o Grande Prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas e o Prémio Carreira Manuel Pinto de Azevedo Jr., d’ O Primeiro de Janeiro.
2014 – O Grupo de Robótica da Universidade do Minho voltou a adaptar brinquedos para crianças com necessidades especiais, fazendo chegar mais Natal a algumas instituições sociais da região do Minho.
2016 -Um médico de família de um centro de saúde em Santa Maria da Feira foi acusado pelo Ministério Público de cinco crimes de devassa da vida privada e cinco de gravação ilícita, por filmar as doentes em consulta.
==================.
Este é o tricentésimo quadragésimo nono dia do ano. Faltam 16 dias para o termo de 2017.
Pensamento do dia: ” (Os preconceitos) não são mais do que gestos para banir a memória”. W.G.Sebald (1944-2001), escritor alemão.