Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


EFEMÉRIDES: 15 DE DEZEMBRO – CARLOS PINTO COELHO MORREU HÁ 8 ANOS

Escrito por em Dezembro 15, 2018

EFEMÉRIDES

15 de dezembro

1640 – D. João IV foi aclamado rei de Portugal.

1926 – Foi fundada, em Lisboa, a Companhia Portuguesa Rádio Marconi.

1944 – Desapareceu Glenn Miller, compositor e chefe de orquestra norte-americano, num voo sobre o Canal da Mancha.

1955 – Foi constituída, por iniciativa do Governo, a RTP, Radiotelevisão Portuguesa, SARL, com o capital social de 60 mil contos.

1977 – Foi inaugurado, no Barein, o estaleiro naval Asry, com tecnologia e equipamento portugueses.

1987 – Começou, no Tribunal de Leiria, o julgamento de Vítor Jorge, autor confesso de sete homicídios, incluindo a mulher e a filha.

1989 – O Prémio Pessoa foi atribuído à pianista Maria João Pires.

1993 – O destacamento da força aérea alemã, que estava há 25 anos estacionado em Beja, abandonou a base definitivamente.

1994 – Realizou-se o primeiro Congresso da Lusofonia, em Lisboa.

1995 — Foi emitido o acórdão Bosman pelo Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, que estabelece como contrárias à legislação comunitária as regras sobre o número de jogadores estrangeiros em equipas de futebol.

1999 – O dirigente timorense Xanana Gusmão foi distinguido com o Prémio Sakharov dos direitos humanos.

– O Prémio Pessoa foi atribuído ao compositor português Emanuel Nunes.

2002 – Pimenta Machado, presidente do clube de futebol Vitória de Guimarães, foi detido por suspeita de peculato.

2006 – O Prémio Pessoa 2006 foi atribuído ao professor António Câmara, fundador da empresa de novas tecnologias YDreams.

– A artista plástica Maria João Banha conquistou o Prémio de Pintura Henrique Pousão, instituído pelo município de Vila Viçosa.

– A Fundação Calouste Gulbenkian foi eleita personalidade portuguesa de 2006 pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

– A Fundação Calouste Gulbenkian criou o Prémio anual Vasco Vilalva, destinado a assinalar intervenções de valor cultural que estimulem a recuperação e preservação do património.

2007 – Após uma longa maratona noturna, a conferência do clima da ONU em Bali concluiu sob aplausos, as negociações sobre o futuro regime de luta contra as alterações climáticas.

– A professora francesa Solange Parvaux, pioneira na luta pelo ensino do português em França, morreu em Paris, deixando vago um cargo “difícil de substituir”, de acordo com o embaixador de Portugal naquele país.

– Foi inaugurada a Academia Dolce Vita, centro de treinos da Académica, na presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, e do presidente da Académica, que na altura era  José Eduardo Simões.

2010 – Morreu, aos 66 anos, o jornalista Carlos Pinto Coelho, após uma operação à artéria aorta no Hospital de Santa Marta. Na televisão, ficou conhecido pelo programa cultural “Acontece”, que apresenta durante quase 10 anos, tendo durante a sua carreira também assinado um programa de debate semanal na TSF, o “Direto ao Assunto”. Carlos Pinto Coelho era Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França. Recebeu o Prémio Bordalo, na categoria de Televisão, pela Casa da Imprensa, o Grande Prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas e o Prémio Carreira Manuel Pinto de Azevedo Jr., d’ O Primeiro de Janeiro.

2014 – O Grupo de Robótica da Universidade do Minho voltou a adaptar brinquedos para crianças com necessidades especiais, fazendo chegar mais Natal a algumas instituições sociais da região do Minho.

2016 -Um médico de família de um centro de saúde em Santa Maria da Feira foi acusado pelo Ministério Público de cinco crimes de devassa da vida privada e cinco de gravação ilícita, por filmar as doentes em consulta.

2017 – Ao fim de 500 anos, foram finalmente encontradas duas pinturas do famoso pintor renascentista Rafael que se encontravam desaparecidas. As obras foram descobertas por acaso, durante obras de restauro no Vaticano. As duas pinturas foram encontradas na chamada Sala de Constantino, no Vaticano, no âmbito de trabalhos de restauro e de limpeza. Os técnicos detectaram as pinturas de Rafael no meio das pinturas de outros artistas.

==================.

Este é o tricentésimo quadragésimo nono dia do ano. Faltam 16 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: ” (Os preconceitos) não são mais do que gestos para banir a memória”. W.G.Sebald (1944-2001), escritor alemão.

Marcado como