EFEMÉRIDES: 14 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA NORMALIZAÇÃO
Escrito por ARCO em Outubro 14, 2017
EFEMÉRIDES
14 de outubro
Dia Mundial da Normalização, Dia Mundial da Visão, Dia Internacional para a Prevenção dos Desastres Naturais.
1847 – Nasceu o escultor Soares dos Reis. Foi i autor de “O Desterrado”, em Mafamude, Vila Nova de Gaia.
1936 – Foi publicada a reforma do ensino liceal do Estado Novo, a “arte de resolver policialmente o problema da ordem burguesa“, como foi considerada pelos críticos da ditadura.
1939 – Durante a II Guerra Mundial, um submarino nazi afundou o navio britânico Royal Oak. Em resultado morreram 800 pessoas.
1968 – Realizou-se a primeira emissão televisiva do espaço, a partir da nave espacial norte-americana Apolo VII
1978 – Foi inaugurada a Escola de Medicina Dentária de Lisboa.
1984 – A primeira assembleia do Conselho das Comunidades Portuguesas reclamou o direito do voto dos emigrantes nas eleições presidenciais.
1987 – Morreu o general João Sarmento Pimentel, aos 98 anos. Foi combatente republicano, um dos revoltosos de 05 de outubro de 1910, opositor à Ditadura.
1996 – Luísa Ducla Soares recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para crianças.
2002 – Um artigo publicado na Time sobre “as mães de Bragança” levou o Governo português a suspender a publicidade do Euro 2004, naquela revista.
– Morreu Ben Metcalfe, aos 83 anos. Foi cofundador da organização Greenpeace.
2004 – Morreu Fernando Brederode dos Santos, jornalista, aos 64 anos, membro das equipas dos jornais República, O Primeiro de Janeiro, O Século Ilustrado, Jornal do Comércio, Diário de Lisboa e ainda da ANOP e da Lusa. Foi Grande Prémio da Crónica, Oficial da Ordem da Liberdade.
2006 – Leonor Sarmento, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência, recebeu em Braga o Prémio Citomed de Investigação em Imunologia.
2008 – A Organização Mundial de Saúde divulgou um relatório onde classificou Portugal como um dos cinco países do Mundo que mais “notáveis progressos” fizeram na redução da taxa de mortalidade desde 1975, em especial da mortalidade infantil
2015 – Morreu o Chefe Silva, aos 81 anos, vitima de doença prolongada. Foi um dos mais conceituados chefes da cozinha tradicional portuguesa e distinguido com vários prémios e medalhas.
2016 – Causou polémica a proibição das calculadoras gráficas nos exames nacionais de Fisica e Quimica A e Matemática A.
=============.
Este é o ducentésimo octogésimo sétimo dia do ano. Faltam 78 dias para o termo de 2017.
Pensamento do dia: “A triste verdade é que o pior dos males é sempre causado por aqueles que nunca pensaram sequer em seguir a via do bem ou do mal”. Hannah Arendt (1906-75), filósofa norte-americana de origem alemã.