EFEMÉRIDES: 14 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE
Escrito por ARCO em Junho 14, 2018
EFEMÉRIDES
14 de junho
Dia Nacional de Luta Contra a Dor e Dia Mundial do Dador de Sangue.
Feriado Municipal em Abrantes, onde se assinala a data de elevação à categoria de cidade.
1802 – Abriu a Aula de Desenho da futura Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no espaço do antigo Hospício dos Religiosos de Santo António.
1910 – Nos últimos dias da Monarquia portuguesa, a Maçonaria constituiu a comissão de resistência, encarregada de colaborar com a Carbonária.
1920 – Transmissão pioneira de um programa de rádio na Europa, por Guglielmo Marconi, em Chelmsford, no Reino Unido, com a soprano australiana Nellie Melba.
1928 — Nasceu o guerrilheiro argentino Che Guevara, referência da revolução cubana.
1938 – O governo nazi de Adolf Hitler obrigou ao recenseamento todas as sociedades e empresas com participação de “capital judeu”.
1944 — Nasceu o compositor e escritor brasileiro Francisco Buarque de Holanda.
1981 – Lisboa atingiu os 43 graus centígrados, a temperatura mais elevada registada na capital portuguesa até aquela data.
1982 — Terminou a guerra Falkland/Malvinas. As tropas argentinas rendem-se às forças britânicas e acordam o cessar-fogo.
1985 – O Governo português entregou a urna com os restos mortais do Régulo Gungunhana a uma delegação da República Popular de Moçambique.
1988 — A edição russa de “Os Lusíadas” foi publicada em Moscovo.
1994 – Morreu o compositor Henry Mancini. Foi o autor da banda sonora de “A Pantera Cor-de-Rosa”.
2002 — Portugal foi afastado do Mundial de Futebol pela Coreia do Sul.
2005 – Foi constituída, em Lisboa, a Fundação Champalimaud, para a investigação e acompanhamento, na área da saúde.
2006 – O escritor e tradutor Frederico Lourenço venceu o Prémio Promessa atribuído pelo júri do Prémio Europa — David Mourão Ferreira.
2007 – Augusto Soares da Silva, professor de Linguística da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica em Braga, foi distinguido com o Prémio de Linguística Luís Filipe Lindley Cintra/SLP 2006, atribuído pela Sociedade da Língua Portuguesa.
2008 – Cavaco Silva, inaugurou o pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Saragoça, em Espanha. Foi o quinto maior do recinto, dedicado aos rios Douro, Tejo e Guadiana e respetivas bacias hidrográficas
2009 – Morreu Pedro Álvarez Tabío, diretor da Oficina de Assuntos Históricos do Conselho de Estado de Cuba e editor do livro “Cem horas com Fidel”, 67 anos.
2012 – Morreu aos 91 anos, Raul Nery, guitarrista que constituiu em 1959 o primeiro conjunto de guitarras de fado.
2014 – Mais de 50 mil crianças estavam em risco de morrer de fome ou de doenças no Sudão do Sul, devastado por seis meses de guerra civil. O alerta veio da ONU, que reclamou mil milhões de dólares para ajudar a população.
2015 – O Benfica sagrou-se nacional de futsal depois de vencer o Sporting nas grandes penalidades, no quarto jogo da final dos ‘play-offs’, disputado no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
2017 – Várias pessoas ficaram feridas, entre as quais o congressista republicano Steve Scalise, durante um tiroteio ocorrido nos arredores de Washington.
=============.
Este é o centésimo sexagésimo quinto dia do ano. Faltam 200 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Publicamos para não passar a vida a corrigir rascunhos. Quer dizer, a gente publica um livro para se livrar dele”. Jorge Luís Borges (1899-1986), escritor argentino.