Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 14 DE DEZEMBRO – HÁ 16 ANOS, O DOURO VINHATEIRO PASSAVA A PATRIMÓNIO MUNDIAL.

Escrito por em Dezembro 14, 2017

EFEMÉRIDES

14 de novembro

1745 – Um incêndio destruiu os Paços da Ribeira, em Lisboa.

1918 – Sidónio Pais, presidente da Ditadura, foi assassinado, em Lisboa, junto à estação do Rossio. Canto e Castro assumiu Presidência interinamente. Enquanto Presidente da República, de forma ditatorial, sem consultar o Congresso, suspendeu e alterou por decreto algumas normas da Constituição de 1911, protagonizando a primeira grande mudança no republicanismo português e transformando-se numa das figuras mais controversas da política portuguesa do século XX. O seu assassinato, no final de 1918, gerou grande comoção popular, culminando no poema-elogio fúnebre de Fernando Pessoa que lhe deu o epíteto de Presidente-Rei. Em 1966, os seus restos mortais foram trasladados solenemente para o Panteão Nacional. Antes disso, o seu corpo encontrava-se na Sala do Capítulo do Mosteiro dos Jerónimos.

1952 – Morreu o escritor e poeta Teixeira de Pascoaes. Era um proprietário abastado e por isso, não tinha necessidade de exercer nenhuma profissão para o seu sustento. Passou a residir no solar de família em São João do Gatão, perto de Amarante, com a mãe e outros membros da sua família e dedicava-se à gestão das propriedades, à incansável contemplação da natureza e da sua amada Serra do Marão, à leitura e sobretudo à escrita. Era um eremita, um místico natural e não raras vezes foi descrito como detentor de poderes sobrenaturais. Apesar de ser um solitário, Gatão era local de peregrinação de inúmeros intelectuais e artistas, nacionais e estrangeiros, que o iam visitar frequentemente. No final da vida, seria amigo dos poetas Eugénio de Andrade e Mário Cesariny de Vasconcelos. Este último haveria de o eleger como poeta superior a Fernando Pessoa, chegando a ser o organizador da reedição de alguns dos textos de Pascoais, bem como de uma antologia poética, nos anos 70 e 80. Pascoais morreu aos 75 anos, em Gatão, de bacilose pulmonar.

1955 – Portugal foi admitido nas Nações Unidas.

1960 – A Assembleia-geral da ONU aprovou a Declaração Anticolonialista.

– A OCDE estendeu-se com a adesão dos Estados Unidos e do Canadá e a assinatura de uma nova Convenção.

1983 – Morreu a artista plástica portuguesa Sara Afonso, viúva de Almada Negreiros.

1986 – Goleada histórica num jogo de futebol entre os rivais de Lisboa. O Sporting ganhou, em Alvalade, ao Benfica, por 7-1.

1990 – O Prémio Pessoa foi atribuído à pintora Menez.

1993 – Morreu o maestro português Tavares Belo, 82 anos, autor de mais de 30 partituras para teatro de revista.

1999 – Foi criada a Sociedade Euro20004, que passou a gerir o processo de organização do Campeonato Europeu de futebol.

2001 – A região do Alto Douro Vinhateiro foi classificada de Património Mundial, pela UNESCO.

– O Prémio Pessoa foi atribuído ao diretor da Cinemateca Nacional João Bénard da Costa.

– O cineasta português Manoel de Oliveira foi condecorado com o grau de comendador da Legião de Honra de França.

2003 – Paul Breman, administrador do Iraque, anuncia a captura de Saddam Hussein. Os EUA asseguram que julgamento será feito por um tribunal iraquiano.

2004 – Morreu António Simões de Abreu, aos 82 anos, resistente anti-fascista, militante comunista, promotor do Movimento de Unidade Democrática e da fusão das candidaturas de Arlindo Vicente e Humberto Delgado à Presidência em 1958.

2006 – A Secção Portuguesa da Amnistia Internacional recebeu o Prémio Direitos Humanos da Assembleia da República.

2007 – A historiadora Irene Pimentel foi distinguida com o Prémio Pessoa.

2010 – Morreu aos 88 anos de doença prolongada, António Feliciano, antigo internacional português, ex-jogador do Belenenses e do FC Porto. Como jogador, fez parte das Torres de Belém, uma defesa composta por ele, Vasco e Serafim  e contribuiu para a conquista do único título de campeão nacional do Belenenses, em 1945/46. Ao serviço do FC Porto, onde permaneceu durante muitos anos, destacou-se como treinador e mais tarde coordenador nas camadas jovens.

2013 – Um português foi condenado a dois anos de prisão por um tribunal em Nottingham, em Inglaterra, devido à participação num casamento de conveniência com uma mulher zambiana,

2016 – O Governo anunciou a rescisão dos contratos para prospeção e exploração de petróleo no Algarve com a empresa Portfuel, de Sousa Cintra, e com o consórcio que reunia a Repsol e a Partex.

=================.

Este é o tricentésimo quadragésimo oitavo dia do ano. Faltam 17 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Por mais belas teorias que se façam, por mais perfeitas Constituições com que se comece, o ‘status in statu’ forma-se logo. Ou com frades ou com barões ou com pedreiros-livres se vai pouco e pouco organizando uma influência distinta quando não contrária ao grande corpo social”. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.

Marcado como