EFEMÉRIDES: 14 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
Escrito por ARCO em Abril 14, 2018
EFEMÉRIDES
14 de abril
Dia Internacional do Café
1846 – Começava, no Minho, a revolta conhecida pelo nome de Maria da Fonte. Foi por este nome que ficou conhecida a revolta contra Costa Cabral, que mais tarde seria conde e marquês de Tomar. As causas imediatas da revolta foram questões de recrutamento e a proibição dos enterramentos feitos dentro das igrejas. Os tumultos multiplicaram-se tomando proporções de insurreição em grande parte do reino. O maestro Ângelo Frondoni compôs por essa ocasião um hino popular, que ficou conhecido por Maria da Fonte e que durante muito tempo foi o hino do Partido Progressista de Portugal. Camilo Castelo Branco escreveu um livro que trata minuciosamente este assunto e são também muito interessantes os Apontamentos Para a História da Revolução do Minho em 1846, escritos pelo padre Casimiro.
1891 — Portugal aprovou o primeiro regulamento do trabalho de menores em estabelecimentos fabris.
1909 – Nasceu Soeiro Pereira Gomes, escritor neorrealista, autor de “Esteiros” e “Engrenagem”.
1912 – O paquete Titanic embateu num iceberg, no Atlântico Norte, e começou a afundar-se, durante a viagem inaugural. No desastre, morreram 1513 pessoas.
1934 – Foi inaugurado em Lisboa, o monumento a Marquês de Pombal.
1944 – As forças nazis de ocupação deportaram cerca de 5500 judeus de Atenas para o campo de extermínio de Auschwitz.
1945 – II Guerra Mundial. Bombardeiros norte-americanos atingem o Palácio Imperial japonês, em Tóquio.
1952 — Os ditadores da Península Ibérica, Oliveira Salazar e Francisco Franco, reúniram-se em Ciudad Rodrigo, Espanha.
1986 – Morreu a escritora francesa Simone de Beauvoir, companheira de Jean-Paul Sartre e autora de “Memórias de Uma Menina Bem Comportada”.
1987 – Tomou posse, em Lisboa, a comissão instaladora da Escola Superior de Jornalismo.
1992 – Foi apresentada, na Sociedade Portuguesa de Autores, a Frente de Solidariedade Cultural, que reuniu artistas, escritores e intelectuais, sob o patrocínio do escritor Miguel Torga.
1995 – Morreu o cineasta António Lopes Ribeiro, aos 87 anos. Foi o realizador de “O Pai Tirano” e “A Vizinha do Lado”.
1996 – Morreu José Ribeiro da Fonte, aos 48 anos. Foi musicólogo, presidente da comissão instaladora do Instituto Português das Artes do Espectáculo e diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos.
1998 – O ex-inspetor da PIDE Rosa Casaco, comandante da brigada que assassinou o general Humberto Delgado, foi detido em Espanha.
1999 – Morreu Nuno Abecassis, aos 70 anos. Foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa e deputado pelo CDS-PP.
2003 – O professor de Medicina da Universidade do Porto, Manuel Sobrinho Simões, diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular, recebeu o Prémio Pessoa.
2005 – Foram aprovadas as propostas de limitação de mandatos a titulares de cargos políticos executivos.
– Abriu a Casa da Música, no Porto, com um espetáculo de Lou Reed e um concerto da banda portuguesa Clã.
2008 – O ator e encenador Luís Miguel Cintra foi distinguido, com o Prémio da Latinidade “Troféu Latino”.
2009 – Morreu José Franco, aos 89 anos, oleiro, criador da aldeia típica do Sobreiro, em Mafra. O artista popular ficou conhecido sobretudo pela criação, em miniatura, de uma aldeia saloia do início do século XX, onde retratou cenas da vida quotidiana e profissões da época protagonizadas por bonecos mecanizados.
2011 – Portugal assumiu o comando da missão militar naval da União Europeia no combate à pirataria, na Somália, com a fragata Vasco da Gama.
2015 — Morreu Percy Sledge, cantor soul norte-americano, conhecido por interpretar o tema “When a man loves a woman”, aos 73 anos, vítima de cancro no fígado, em Baton Rouge, Louisiana.
2016 – Um Inventor indiano criou uma linha de talheres comestíveis e biodegradáveis com o objetivo de reduzir a grande quantidade de lixo produzida.
===============.
Este é o centésimo quinto dia do ano. Faltam 261 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “A perseverança é a mãe da boa sorte”. Miguel de Cervantes (1547-1616), escritor espanhol.
Hoje é Dia Internacional do Café