Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 13 DE MAIO – HÁ DOIS ANOS SALVADOR SOBRAL VENCEU NA EUROVISÃO

Escrito por em Maio 13, 2019

EFEMÉRIDES

13 de maio

Dia de Nossa Senhora.

Feriado Municipal em Vila Real de Santo António, onde se assinala a criação da vila.

1699 – Nasceu, em Lisboa, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. Poderoso ministro do rei D. José I de Portugal, o seu nome fica para sempre ligado ao tenebroso processo dos Távoras e à reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755.

1774 – Nasceu a vila  de Vila Real de Santo António, por ordem de Marquês de Pombal. A arquitetura pombalina fez nascer a cidade em menos de dois anos, junto à foz do Guadiana, virando-a para o comércio e o turismo. Todos os anos realiza-se a 13 de maio, o Cortejo Histórico e Etnográfico para comemorar a fundação de Vila Real de Santo António e proporcionar à comunidade vivências alusivas ao passado, com alguma “liberdade histórica”.

1917 — Data da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, em Portugal, segundo os pastores Lúcia, Jacinta e Francisco Marto. As três crianças afirmaram terem visto “…uma senhora mais brilhante do que o Sol”, sobre uma azinheira com pouco mais de um metro de altura, enquanto apascentavam um rebanho na Cova da Iria, em Fátima.

1934 – Foi inaugurado o monumento ao Marquês de Pombal, em Lisboa.

1935 – O Governo de Oliveira Salazar afastou opositores ao regime ditatorial dos quadros da administração civil e militar, entre eles Adelino da Palma Carlos e Mendes Cabeçadas, Rodrigues Lapa, Abel Salazar e Norton de Matos.

1946 – Data da coroação de Nossa Senhora de Fátima Rainha da Paz e do Mundo.

1959 – Foi inaugurado o monumento a Cristo Rei, em Almada, com as presenças dos cardeais patriarcas de Portugal e do Brasil.

1965 – O Cardeal Legado do Papa Paulo VI entregou ao bispo de Leiria-Fátima a Rosa de Ouro, uma das mais altas distinções da Santa Sé.

1967 – Paulo VI visitou o Santuário de Fátima.

1971 – D. António Ribeiro foi nomeado Patriarca de Lisboa.

1981 – João Paulo II foi ferido a tiro, na Praça de S. Pedro, Roma, pelo turco Mehmet Ali Agca.

1990 – Morreu o cantor lírico Armando Guerreiro.

2000 – João Paulo II beatificou os videntes Jacinta e Francisco Marto.

2002 – Foi apresentado o logotipo oficial do Euro 2004.

2003 – O Prémio Camões foi atribuído ao escritor brasileiro Ruben Fonseca, autor de “O Caso Morel”.

2005 – O Prémio Camões foi atribuído à escritora brasileira Lygia Fagundes Telles.

2006 – Motins em São Paulo resultaram em ataques a mais de 50 esquadras, bases da polícia militar e outras instalações das forças de segurança brasileiras no Estado, pela organização criminosa auto-denominada Primeiro Comando da Capital. Motins em 80 estabelecimentos prisionais. Dos confrontos resultaram 30 mortos, sendo 23 dos quais polícias.

2008 – A Câmara Municipal de Santarém tem um “apagão” informático que resulta na  perda de milhões de ficheiros, entre os quais documentos relativos à conta da gerência de 2007

– Sete atentados à bomba quase simultâneos fizeram mais de 80 mortos e 150 feridos em mercados da cidade turística de Jaipur.

2011 – Muhammad Yunus, prémio Nobel da Paz em 2006 por ter fundado a primeira instituição de microcrédito, anunciou a sua demissão do Banco Grameen após perder o último recurso jurídico num processo que o opunha ao governo.

2014 -Uma mala abandonada no aeroporto de Turim-Caselle, em Itália, motivou esta terça-feira a intervenção de uma brigada de minas e armadilhas, antes da chegada do Benfica e do Sevilha, na véspera da final da Liga Europa de futebol.

2016 – A Assembleia da República aprovou o projeto de lei do Bloco de Esquerda que passou a regular o acesso à gestação de substituição, com votos favoráveis de PS, BE, PEV e PAN e 24 deputados do PSD, entre os quais Passos Coelho.

2017 – Fez-se história. Com a canção “Amar pelos Dois”, Salvador Sobral arrebatou o júri e o público europeu e conquistou o primeiro lugar no festival da Eurovisão, na Ucrânia. Ao fim de 49 participações no Festival da Eurovisão, Portugal nunca tinha ganho e o melhor resultado alcançado até à altura tinha sido o sexto lugar, alcançado por Lúcia Moniz, em 1996, com a canção “O meu coração não tem cor”.

2018 – Portugal ficou em último, na primeira vez que organizou o Festival da Eurovisão.

=============.

Este é o centésimo trigésimo terceiro dia do ano. Faltam 232 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “A ânsia de poder não é originada na força, mas na fraqueza”. Erich Fromm (1900-80), psicanalista alemão.

Marcado como