Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 13 DE DEZEMBRO – FAZ 62 ANOS QUE MORREU O PROFESSOR EGAS MONIZ, NOBEL DA MEDICINA EM 1949

Written by on Dezembro 13, 2017

EFEMÉRIDES

13 de dezembro

Dia do Ótico, Dia de Santa Luzia, padroeira da visão.

1521 – Morreu D. Manuel I. apelidado de “o Afortunado”,”O Venturoso”  que foi o Rei de Portugal e Algarves de 1495 até à sua morte. Ascendeu ao trono após a morte de seu primo o rei João II, que não deixou herdeiros legítimos e o nomeou como seu sucessor. Na realidade, foi o único a subir ao trono sem ser parente em primeiro grau ou descendente do antecessor. Para a sua coroação beneficiou da morte de todos os seis pretendentes que sobre ele teriam prioridade, inclusive do filho do Rei. Prosseguiu as explorações portuguesas iniciadas pelos seus antecessores, o que levou à descoberta do caminho marítimo para a Índia, do Brasil e das ambicionadas “ilhas das especiarias”, as Molucas, determinantes para a expansão do império português. Durante o seu reinado, viria a solicitar ao papa a instalação da inquisição em Portugal, o que só viria a ser concedido no reinado seguinte e após novo pedido feito por D. João III. Com a prosperidade resultante do comércio, em particular o de especiarias, realizou numerosas obras cujo estilo arquitectónico ficou conhecido como manuelino.

1852 – Foi estabelecido o sistema métrico decimal.

1955 – Morreu, em Lisboa, o professor Egas Moniz. Responsável pelo desenvolvimento da leucotomia pré-frontal, foi por isso, galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949. Egas Moniz contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da medicina ao conseguir pela primeira vez dar visibilidade às artérias do cérebro. A Angiografia Cerebral, que descobriu após longas experiências com raios X, tornou possível localizar neoplasias, aneurismas, hemorragias e outras mal-formações no cérebro humano e abriu novos caminhos para a cirurgia cerebral.A 5 de Outubro de 1928 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Benemerência e a 3 de Março de 1945 com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

1972 – Os astronautas da nave Apollo-17, a última missão espacial norte-americana na Lua, deixaram, na superfície do satélite, uma placa dedicada à paz.

1974 – Realizou-se o I Congresso do PS, na legalidade.

1976 – Terminou o contrato de arrendamento da linha de Cascais pela Sociedade Estoril.

1980 – Francisco Pinto Balsemão foi eleito presidente do PSD, sucedendo a Francisco Sá Carneiro.

1983 – Os governos português e norte-americano renovaram o acordo de utilização, pelos EUA, da base das Lajes, nos Açores.

1991 – Barros de Moura, antigo militante do PCP, apresentou a Plataforma de Esquerda.

1996 – O Prémio Pessoa foi atribuído ao neurocirurgião João Lobo Antunes.

2001 – O centro histórico da cidade de Guimarães passou a integrar a lista de património mundial da UNESCO.

2003 – Saddam Hussein foi capturado por tropas dos EUA, perto de Tikrit, no Iraque, sua cidade natal. Tinha consigo 750 mil dólares, uma pistola e duas kalashnikovs.

2004 — Morreu José Calvet de Magalhães, aos 89 anos. Foi embaixador e o precursor da “diplomacia económica” em Portugal. Negociou do Acordo das Lajes em 1971 e a Concordata com o Vaticano.

2007 – O novo Tratado sobre o funcionamento da União Europeia, conhecido por Tratado de Lisboa, foi  assinado pelos líderes dos 27 países membros, nos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa

– A bailarina Isabel Queiroz, que pertenceu ao extinto Ballet Gulbenkian, morreu em Lisboa aos 59 anos, vítima de cancro

2009 — Seleção feminina de corta-mato sagrou-se campeã europeia, em Dublin. A seleção portuguesa foi composta por Jéssica Augusto, Inês Monteiro, Dulce Feliz e Sara Moreira.

2013 – O Parlamento aprovou em votação final global a proposta de lei que aumentou da idade da reforma para os 66 anos, com os votos favoráveis da maioria PSD e do CDS.

2014 – O papa Francisco recusou um encontro com o Dalai Lama devido à “situação delicada” com a China,

2015 – A Madeira foi eleita, nos World Travel Awards, como o melhor destino insular do mundo,

2016 – Rui Rio, avançou com a ideia de criar um novo imposto consignado ao pagamento dos juros da dívida pública, reduzindo, em contrapartida, o IVA, o IRS e o IRC.

================.

Este é o tricentésimo quadragésimo sétimo dia do ano. Faltam 18 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “O frade podia e devia ser (liberal) entre nós, e nós ficaríamos muito melhor do que estamos com esta meia dúzia de clérigos de requiem”. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.

Tagged as