EFEMÉRIDES: 13 DE DEZEMBRO – DATA DA MORTE DO PROF.EGAS MONIZ, NOBEL DA MEDICINA
Escrito por ARCO em Dezembro 13, 2018
EFEMÉRIDES
13 de dezembro
Dia do Ótico, Dia de Santa Luzia, padroeira da visão
1521 – Morreu D. Manuel I. apelidado de “o Afortunado”,”O Venturoso” que foi o Rei de Portugal e Algarves de 1495 até à sua morte. Ascendeu ao trono após a morte de seu primo o rei João II, que não deixou herdeiros legítimos e o nomeou como seu sucessor. Na realidade, foi o único a subir ao trono sem ser parente em primeiro grau ou descendente do antecessor. Para a sua coroação beneficiou da morte de todos os seis pretendentes que sobre ele teriam prioridade, inclusive do filho do Rei. Prosseguiu as explorações portuguesas iniciadas pelos seus antecessores, o que levou à descoberta do caminho marítimo para a Índia, do Brasil e das ambicionadas “ilhas das especiarias”, as Molucas, determinantes para a expansão do império português. Durante o seu reinado, viria a solicitar ao papa a instalação da inquisição em Portugal, o que só viria a ser concedido no reinado seguinte e após novo pedido feito por D. João III. Com a prosperidade resultante do comércio, em particular o de especiarias, realizou numerosas obras cujo estilo arquitectónico ficou conhecido como manuelino.
1852 – Foi estabelecido o sistema métrico decimal.
1955 – Morreu, em Lisboa, o professor Egas Moniz. Responsável pelo desenvolvimento da leucotomia pré-frontal, foi por isso, galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949. Egas Moniz contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da medicina ao conseguir pela primeira vez dar visibilidade às artérias do cérebro. A Angiografia Cerebral, que descobriu após longas experiências com raios X, tornou possível localizar neoplasias, aneurismas, hemorragias e outras mal-formações no cérebro humano e abriu novos caminhos para a cirurgia cerebral.A 5 de Outubro de 1928 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Benemerência e a 3 de Março de 1945 com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.
1972 – Os astronautas da nave Apollo-17, a última missão espacial norte-americana na Lua, deixaram, na superfície do satélite, uma placa dedicada à paz.
1974 – Realizou-se o I Congresso do PS, na legalidade.
1976 – Terminou o contrato de arrendamento da linha de Cascais pela Sociedade Estoril.
1980 – Francisco Pinto Balsemão foi eleito presidente do PSD, sucedendo a Francisco Sá Carneiro.
1983 – Os governos português e norte-americano renovaram o acordo de utilização, pelos EUA, da base das Lajes, nos Açores.
1991 – Barros de Moura, antigo militante do PCP, apresentou a Plataforma de Esquerda.
1996 – O Prémio Pessoa foi atribuído ao neurocirurgião João Lobo Antunes.
2001 – O centro histórico da cidade de Guimarães passou a integrar a lista de património mundial da UNESCO.
2003 – Saddam Hussein foi capturado por tropas dos EUA, perto de Tikrit, no Iraque, sua cidade natal. Tinha consigo 750 mil dólares, uma pistola e duas kalashnikovs.
2004 — Morreu José Calvet de Magalhães, aos 89 anos. Foi embaixador e o precursor da “diplomacia económica” em Portugal. Negociou do Acordo das Lajes em 1971 e a Concordata com o Vaticano.
2007 – O novo Tratado sobre o funcionamento da União Europeia, conhecido por Tratado de Lisboa, foi assinado pelos líderes dos 27 países membros, nos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa
– A bailarina Isabel Queiroz, que pertenceu ao extinto Ballet Gulbenkian, morreu em Lisboa aos 59 anos, vítima de cancro
2009 — Seleção feminina de corta-mato sagrou-se campeã europeia, em Dublin. A seleção portuguesa foi composta por Jéssica Augusto, Inês Monteiro, Dulce Feliz e Sara Moreira.
2013 – O Parlamento aprovou em votação final global a proposta de lei que aumentou da idade da reforma para os 66 anos, com os votos favoráveis da maioria PSD e do CDS.
2014 – O papa Francisco recusou um encontro com o Dalai Lama devido à “situação delicada” com a China,
2015 – A Madeira foi eleita, nos World Travel Awards, como o melhor destino insular do mundo,
2016 – Rui Rio, avançou com a ideia de criar um novo imposto consignado ao pagamento dos juros da dívida pública, reduzindo, em contrapartida, o IVA, o IRS e o IRC.
2017 – Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, descobriram um conjunto de moléculas que, quando associadas a um medicamento já existente, podem ajudar a retardar a doença de Parkinson.
================.
Este é o tricentésimo quadragésimo sétimo dia do ano. Faltam 18 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “O frade podia e devia ser (liberal) entre nós, e nós ficaríamos muito melhor do que estamos com esta meia dúzia de clérigos de requiem”. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.