EFEMÉRIDES: 13 DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DO CANHOTO
Escrito por ARCO em Agosto 13, 2019
EFEMÉRIDES
13 de agosto
Dia Mundial do Canhoto
Feriado Municipal em Góis, onde se assinala a data em que Dona Teresa e o seu filho D. Afonso Henriques a doaram a Anaia Vestrates.
1899 – Nasceu o cineasta britânico Alfred Hitchcock, realizador de clássicos como “Janela Indiscreta”, “O Desconhecido do Norte-Expresso” e “Os Pássaros”.
1910 – Morreu a britânica Florence Nightingale, responsável pela definição dos padrões modernos da prática da enfermagem.
1940 – As forças alemãs de ocupação e o Governo colaboracionista francês proibiram todas as associações públicas, às quais passaram a chamar “sociedades secretas”.
1959 – Um incêndio destruiu o interior da Igreja de São Domingos, em Lisboa. As obras de recuperação haveriam de estender-se até 1997.
1961 – Começou a construção do Muro de Berlim. Viria a ter cerca de 110 Km de comprimento em redor de Berlim Ocidental e perduraria por mais de 28 anos.
1964 – Foram executados os últimos condenados à morte no Reino Unido.
1968 – A ONU contabilizou em perto de meio milhão, os refugiados da Guerra Colonial. Referia 300 mil cidadãos angolanos no Congo-Kinshasa, 61 mil guineenses no Senegal e 122 mil moçambicanos na Zâmbia e na Tanzânia, que recebiam apoio humanitário das Nações Unidas.
1991 – Morreu Tossan, António dos Santos, aos 73 anos. Foi artista gráfico, caricaturista, desenhador e ator.
1992 – O cineasta Manoel de Oliveira foi galardoado com o Leopoldo de Honra no Festival de Locarno.
– O LNETI – Laboratório Nacional de Engenharia e Tcnologia Industrial passou a designar-se como Instituto Português para a Engenharia e Tecnologia Industrial.
1993 – Morreu o marechal António de Spínola, aos 86 anos. Foi o primeiro presidente não eleito após o 25 de abril de 1974, antigo comandante chefe e governador da Guiné, ex-vice chefe do Estado- Maior General das Forças Armadas e autor do livro “Portugal e o Futuro”.
2001 – A Unita reivindicou o ataque ao comboio entre Luanda e Dongo, em Angola, durante o qual morreram 152 pessoas e mais 151 ficaram feridas.
2004 – Começaram os 28ºs Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. Portugal conseguiu trazer duas medalhas de prata, conquistadas por Francis Obikwelo nos 100 metros de atletismo e por Sérgio Paulino na prova de estrada de ciclismo.
– Morreu António Domingues, aos 84 anos. Foi pintor e fundou o movimento surrealista português com Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas.
2006 – A atleta Naíde Gomes ganhou a medalha de prata no salto em comprimento, no último dia dos Campeonatos Europeus de Atletismo que se realizaram em Gotenburgo, na Suécia.
2007 – Jéssica Augusto conquistou a medalha de ouro na prova dos 5.000 metros das Universíadas, disputadas em Banguecoque, na Tailândia. A atleta gastou 15 minutos, 28 segundos e mais 78 centéssimos para cumprir a prova.
– Morreu Lúcio Craveiro da Silva, aos 93 anos. Foi professor, escritor, jesuíta e o primeiro reitor eleito da Universidade do Minho.
2008 – A Policia Judiciária anunciou a detenção do homem conhecido pelo “solitário português”, que há quatro anos se dedicava a assaltos a bancos com recurso a armas de fogo.
2010 – Morreu em Lisboa, no Hospital de São José, aos 84 anos, o pintor, escultor e poeta Figueiredo Sobral.
2013 – Os pilotos da Ryanair pediram uma investigação à segurança dos aparelhos da companhia.
2014 – Eduardo Campos, candidato à presidência brasileira pelo Partido Socialista Brasileiro, morreu na sequência de um acidente aéreo no litoral do Estado de São Paulo.
2016 – Foi divulgada a lista de políticos que tinham direito a subvenções vitalícias do Estado. Na lista de “reformas douradas” que custava ao Estado 8 milhões e setecentos mil euros figuravam 332 políticos.
2017 – Inês Henriques conquistou a medalha de ouro nos 50 quilómetros marcha dos Mundiais de atletismo, que decorreram em Londres, juntando ao troféu o novo recorde do mundo, que já era sua pertença. A atleta do CN Rio Maior, fixou o novo record mundial da prova em 4:05.56 horas.
2018 – Uma plataforma de madeira cedeu, durante a realização de um festival de musica em Vigo e causou ferimentos em cerca de 300 pessoas.
—————————
Este é o ducentésimo vigésimo quinto dia do ano. Faltam 140 dias para o termo de 2019.
Pensamento do dia: “O homem não poderá descobrir novos oceanos se não tiver coragem para perder a terra de vista”. André Gide (1869-1951), escritor francês.