EFEMÉRIDES: 13 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DO BEIJO
Escrito por ARCO em Abril 13, 2018
EFEMÉRIDES
13 de abril
Dia Mundial da Imprensa, Dia Internacional do Beijo.
1846 – Foi inaugurado o Teatro Nacional de D. Maria II, em Lisboa, criado por Almeida Garrett, durante as comemorações do 27º aniversário do nascimento da Rainha D. Maria II. Na inauguração, foi apresentado o drama histórico em cinco atos “O Magriço e os Doze de Inglaterra”, um original de Jacinto Heliodoro de Loureiro. O local escolhido para instalar o Teatro Nacional foram os escombros do palácio dos Estaús, a antiga sede da Inquisição, que entretanto tinha sido destruída por um incêndio e para a elaboração do projeto foi escolhido o arquiteto Fernando Lodi. Após a implantação da República passou a chamar-se Teatro Nacional Almeida Garrett. A gestão mais duradoura foi a da companhia Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro que permaneceu no teatro entre 1929 e 1964, mas a mais célebre terá sido a companhia de Rosas e Brandão entre 1881 e 1898., durante a qual foi ousadamente experimentada uma mudança de repertório. Em 1964, o Teatro Nacional foi palco de um violento incêndio, que apenas poupou as paredes exteriores e a fachada do edifício. O que hoje conhecemos, respeita o original estilo neoclássico e foi totalmente reconstruído e só em 1978 reabriu as suas portas.
1850 – Nasceu António Campos Júnior. Foi escritor e autor do drama, onde pela primeira vez se cantaria a marcha patriótica “A Portuguesa”, de Alfredo Keil.
1918 – A Junta Militar de Sidónio Pais repôs o regime de censura prévia, que tinha sido revogado pelos governos iniciais da I República.
1937 – Foi inaugurado o edifício da Faculdade de Farmácia, na Rua Aníbal Cunha.
1943 – Foi promulgada a Lei de Nacionalização de Capitais, com a qual o Governo de Oliveira Salazar pretendeu reservar a exploração de setores estratégicos da economia nacional.
1961 – Tentativa de golpe contra a ditadura portuguesa, liderada por Botelho Moniz. O, então, ministro da Defesa confiava na demissão de Oliveira Salazar, que entretanto pedira ao presidente da Républica, Américo Thomaz.
1976 – Morreu Bertha Rosa Limpo, aos 78 anos. Foi a autora do “Livro de Pantagruel”, um clássico da culinária portuguesa.
1987 – Foi assinado, em Pequim, o acordo para a transferência da soberania de Macau para a China, que aconteceria em dezembro de 1999.
1989 – Morreu António Ferreira Gomes, aos 83 anos. Antigo Bispo do Porto, confrontara Oliveira Salazar com a pobreza do país. Foi a carta do bispo ao ditador que esteve na base da sua expulsão de Portugal em 1958.
1995 – Terminou em Matosinhos, o I Congresso Mundial da Voz.
1997 – António Pinto venceu, pela segunda vez, a maratona de Londres, estabelecendo o melhor tempo mundial do ano.
2000 – Portugal conquistou a Medalha de Ouro do 28º Salão Internacional de Invenções de Genebra, com um conjunto de jogos de cartas para estimular a aprendizagem da Matemática.
2003 – Morreu o escritor açoriano Pedro da Silveira. Contava 70 anos.
2004 – Gastão Cruz foi distinguido com o Grande Prémio de Poesia da APE, pela obra “Rua de Portugal”.
2007 – O Grande Prémio de Literatura DST, foi atribuído à escritora Filomena Marona Beja.
2010 – Morreu, aos 84 anos, em Lisboa, o poeta e dramaturgo Jaime Salazar Sampaio
2011 – O tenista Frederico Gil tornou-se no primeiro português a qualificar-se para os oitavos de final de um torneio da categoria Masters 1000 do circuito ATP, em Monte Carlo.
2012 – A Assembleia da República aprovou as duas propostas de resolução para a ratificação do Tratado que cria o Mecanismo Europeu de Estabilidade e do Tratado sobre Estabilidade, Coordenação e Governação na União Económica e Monetária.
2013- O Sporting de Braga conquistou pela primeira vez a Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 1-0, com um golo do “capitão” Alan, na final da competição, disputada no Estádio Cidade de Coimbra.
2014 – Sérgio Silva sagrou-se campeão europeu de duatlo sprint de elite, ao vencer a prova dos Campeonatos da Europa disputada em Horst, na Holanda.
2015 – Cerca de 400 imigrantes desapareceram no naufrágio de uma embarcação improvisada no Mediterrâneo. A guarda costeira italiana, que detetou 42 barcos que transportavam um total de 6.500 migrantes, anunciou ter resgatado 144 pessoas e recuperado nove corpos, após o naufrágio de uma das embarcações.
===============.
Este é o centésimo quarto dia do ano. Faltam 262 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “A Igreja deverá pregar a não-violência ativa e a objeção de consciência, como meios mais eficazes e de base mais cristã para forçar a solução de situações injustas. Com a preferência por estes meios, não queremos excluir o direito à resistência ativa contra uma tirania evidente e prolongada”. D. António Ferreira Gomes (1906-89), Bispo do Porto.