Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 12 DE SETEMBRO – EM NOME DA PAZ D.DINIS ASSINOU O TRATADO DE ALCANIZES (1297)

Written by on Setembro 12, 2017

EFEMÉRIDES

12 de setembro

Dia Europeu da Enxaqueca e Dia Europeu da Saúde Oral

Feriado Municipal na Moita (móvel, assinala-se na 3ª feira, depois do segundo domingo de Setembro).

1297 – Foi assinado o Tratado de Alcanizes, entre D. Dinis e Fernando IV de Leão e Castela, que passou a fixar os limites geográficos de Portugal. Este tratado fazia parte de uma estratégia defensiva do Rei D.Dinis. Por troca de Aroche e Aracena, passaram para a posse definitiva de Portugal, Campo Maior, Olivença, Ouguela e São Félix dos Galegos e em troca dos direitos portugueses nos domínios de Aiamonte, Esparregal, Ferreira de Alcântara e Valença de Alcântara era reconhecida a posse portuguesa das terras de Riba-Côa, que incluíam as povoações e castelos de Almeida, Alfaiates, Castelo Bom, Castelo Melhor, Monforte e Sabugal.

1383 – Foi criado o Corpo de Quadrilheiros, na dependência dos municípios, a primeira organização policial em Portugal.

1871 — Morreu, com 31 anos, o escritor Júlio Diniz, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, autor de “A Morgadinha dos Canaviais”, “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Uma Família Inglesa” e “Os  Fidalgos da Casa Mourisca”, entre outros. Nasceu no Porto, frequentou a escola primária em Miragaia. Depois de concluir o liceu, passou pela Escola Politécnica e de seguida, transitou para a Escola Médico-Cirúrgica do Porto, onde se formou em Medicina. Com a saúde a agravar-se interrompeu o exercício da sua profissão e dedicou-se à literatura. Acabou por ser o mais suave e terno romancista português, cronista de afetos puros e paixões simples, considerado como a transição entre o romantismo e o realismo. Além do pseudónimo de Julio Diniz, o escritor usou também o de Diana de Aveleda, com que assinou pequenas narrativas. Encontra-se sepultado num jazigo de famíli no cemitério privado da Ordem Terceira de S. Francisco, em Agramonte.

1873 — A norte-americana Remington iniciou a produção industrial da máquina de escrever

1944 – As primeiras tropas norte-americanas entraram na Alemanha.

1990 — Os antigos aliados da II Guerra Mundial, Reino Unido, EUA e URSS, cederam os direitos de ocupação da Alemanha. A RFA e a RDA assinaram o Tratado de Reunificação, que foi concretizado um mês depois, que restaurou a soberania do território alemão.

1991 — Foi constituída a Fundação Mário Soares.

2001 – O Artigo V da NATO, que  refere ser um ataque contra um dos Estados  um ataque a qualquer país da NATO, foi invocado pela primeira vez, em resposta aos ataques de 11 de setembro.

2002 – A investigadora Maria do Carmo Fonseca foi distinguida com o XII Prémio DuPont da Ciência, pelo seu trabalho na área da genética molecular.

2003 — Morreu, com 62 anos, José Luís Nunes, deputado e fundador do PS.

– Morre o cantor “country” norte-americano Johnny Cash, aos 71 anos.

2004 – A Joana, uma criança de 8 anos desapareceu em Figueira, no concelho de Portimão. Nunca chegaria a ser encontrada.

2005 – Morreu, com 63 anos, Olga Quintanilha, arquiteta, impulsionadora e primeira bastonária da Ordem dos Arquitetos.

2012 – O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, fez uma comunicação ao país em que anuncia uma descida da Taxa Social Única paga pelas empresas de 23,75 para 18 por cento, suportada por um aumento das contribuições dos trabalhadores para a Segurança Social de 11 para 18 por cento, entre outras medidas a incluir no Orçamento do Estado para 2013.

2013 – O Governo aprovou uma proposta de lei que estabelece a convergência de pensões entre o setor público e o setor privado e que reduziu em 10% as pensões de valor superior a 600 euros.

2014 – O atleta paralímpico da África do Sul Oscar Pistorius foi declarado culpado de homicídio involuntário pela morte da sua namorada, que foi abatida em 2013 com quatro balas.

2016 – A Seleção Nacional de Boccia conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralimpicos do Rio de Janeiro.

=============.

Este é o ducentésimo quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam 110 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Onde é mais intensa a luz, maiores são as sombras”. Johann W. Goethe (1749-1832), escritor, cientista e poeta alemão.

Tagged as