Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 12 DE NOVEMBRO – DATA DO NASCIMENTO DE MOUZINHO DA SILVEIRA

Written by on Novembro 12, 2018

EFEMÉRIDES

12 de novembro

Dia Mundial da Pneumonia.

1855 – Nasceu Mouzinho de Albuquerque, que viria a ser um oficial de cavalaria Ganhou grande fama em Portugal por ter capturado do imperador Gungunhana em Chaimite, no ano de 1895 e pela condução da subsequente campanha de pacificação, que muitos defendem ter sido a subjugação das populações locais à administração colonial portuguesa, no território que viria a constituir a atual Moçambique. Foi ainda, uma das mais brilhantes figuras militares portuguesas, herói de Chaimite e de Gaza e um dos mais notáveis administradores coloniais. Foi condecorado com os graus de Grande-Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, Comendador da Ordem Militar de Avis, Grã-Cruz da Ordem do Império Colonial, a título póstumo. Comendador da Ordem da Águia Vermelha da Prússia, Comendador da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro de Itália Comendador da Ordem de São Miguel e São Jorge, da Grã-Bretanha e Irlanda, com o inerente título de Sir, que não podia usar por ser estrangeiro, Comendador da Ordem de Leopoldo I da Bélgica e Comendador da Ordem de Carlos III de Espanha. Entre outros postos, foi nomeado ajudante de campo efectivo do rei D. Carlos, oficial-mor da Casa Real e aio do príncipe D. Luís Felipe de Bragança. A sua posição crítica face à política e aos políticos da sua época e os rumores sobre o seu comportamento desumano durante as campanhas em África, levaram a que fosse progressivamente ostracizado e envolvido num crescente clima de intriga. Incapaz de, pela sua própria formação militar rígida e pelo feitio, de resistir ao clima de intriga acerca do seu comportamento em África, Mouzinho de Albuquerque preparou minuciosamente a sua morte, suicidando-se no interior de um coupé, na Estrada das Laranjeiras no dia 8 de Janeiro de 1902. Foi a sepultar ao Cemitério dos Prazeres.

1877 – O explorador Serpa Pinto começa a travessia do continente africano. A expedição tinha como objectivo fazer o reconhecimento do território e efectuar o mapeamento do interior do continente africano, para preparar a entrada de Portugal na discussão pela ocupação dos territórios africanos que até então apenas utilizara como entrepostos comerciais ou destino de degredados. A «ocupação efectiva», sobre a ocupação histórica, determinada pelas actas da Conferência de Berlim obrigou o Estado Português a agir no sentido de reclamar para si uma vasta região do continente africano que uniria as províncias de Angola e Moçambique através do chamado “mapa cor-de-rosa”, uma intenção que falhou após o ultimato britânico.

1930 – Foi fundado o Clube Desportivo das Aves. Em 1985, o Aves festejou pela primeira vez a chegada à primeira divisão, uma proeza que repetiu em 2000, 2005 e 2017. Entre os seus adeptos assumidos conta-se a apresentadora de televisão Júlia Pinheiro. No palmarés do clube da Vila das Aves conta-se o título de Vice-Campeão Nacional da 3ª Divisão em 1976/1977, Campeão Nacional da 2ª Divisão em 1984/1985 e Vice-Campeão da Liga de Honra em 2004/2005.

1935 — O médico António Egas Moniz, em colaboração com o cirurgião Almeida Lima e o psiquiatra Cid Sobral, fez a primeira lobotomia, no hospital de Santa Maria, em Lisboa.

1960 – A União Nacional, partido único da ditadura do Estado Novo, organizou em Lisboa uma manifestação contra a ONU, pelas reservas da comunidade internacional à política colonialista portuguesa.

1975 – Trabalhadores do setor da construção civil, que estavam em greve, cercaram o Palácio de S. Bento.

1985 – Francisco Salgado Zenha, advogado, fundador e antigo “número dois” do Partido Socialista, abandonou o partido.

1991 -Militares indonésios disparam indiscriminadamente contra cidadãos timorenses, no cemitério de Santa Cruz, em Díli, causando a morte a dezenas de pessoas.

1993 – José Saramago recebeu o prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.

1998 – Foi criada a linha da violência doméstica, serviço de informação, gratuito que funciona pelo telefone, 24 horas por dia para apoiar vítimas de violência doméstica, um serviço anónimo e confidencial.

2001 – Morreu o cavaleiro Henrique Calado, aos 81 anos.

2003 – Morreu o jornalista António Dimas Botelho da Silva, aos 77 anos. Foi diretor de informação da RTP.

2006 – Portugal sagrou-se pela primeira vez campeão mundial por equipas de corta-mato longo masculino, na terceira edição do Mundial da Federação Internacional de Desporto para Atletas com Deficiência Intelectual.

– Morreu Fernando Caiado, aos 81 anos. Notabilizou-se como internacional de futebol.

2015 – O Governo de Pedro Passos Coelho aprovou a conclusão do processo de privatização da TAP, considerando que a celebração do contrato é uma necessidade urgente e inadiável.

2017 – Um chefe da esquadra do Montijo da Polícia de Segurança Pública foi agredido dentro das instalações policiais, quando tentava “salvaguardar a integridade física de uma senhora que se refugiou naquele local para se livrar das agressões do filho e pedir socorro”.

===============.

Este é o tricentésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 49 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Aquilo que nunca esquecemos deixa de pertencer-nos e nem notamos”. José Tolentino Mendonça (1965), poeta português.

Tagged as