EFEMÉRIDES: 12 DE MARÇO – A CRECHE DA URMEIRA ENCERROU HÁ 4 ANOS
Escrito por ARCO em Março 12, 2019
EFEMÉRIDES
12 de março
Dia Mundial do Glaucoma.
Glaucoma é uma designação genérica para um grupo de doenças oculares distintas, que provocam danos ao nervo ótico e perda de visão.
Feriado Municipal em Monção, onde se assinala a data de atribuição do foral àquela vila.
1261 – Afonso III concedeu foral à vila de Monção.
1901 – Foi emitido o Decreto anti-congregancionista do Governo português, sobre as ordens religiosas.
1912 – Grant de Morton realizou na Califórnia o primeiro salto de para-quedas, em voo.
1929 – A vila de Chaves foi elevada à categoria de cidade.
1930 — Mahatma Gandhi e vários discípulos iniciaram uma marcha em protesto contra o domínio inglês na Índia. A caminhada de quase 400 km tornou-se conhecida por Marcha do Sal.
1956 – A PIDE, polícia política da ditadura portuguesa, passou a ter cobertura legal para manter preso, por tempo indeterminado, quem considerasse suspeito, mesmo após ter sido absolvido em tribunal.
1959 – Na sequência fracassada Revolta da Sé, em Lisboa, o major Calafate iniciou um longo período de exílio na embaixada da Venezuela.
1962 – Começaram as emissões regulares da Rádio Portugal Livre, uma emissora clandestina de oposição ao regime ditatorial de Salazar.
1975 – Foi extinta a Junta de Salvação Nacional que deu lugar ao Conselho da Revolução. Visava-se, assim, atingir o mais rapidamente possível os objetivos constantes do programa do Movimento das Forças Armadas e garantir ao povo português a segurança, a confiança e a tranquilidade que lhe permitissem continuar com determinação a reconstrução nacional. Inicialmente, o Conselho da Revolução era constituído pelo Presidente da República, pelos Chefe e Vice-.Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, pelos Chefe de Estado Maior do Exercito, Armada e Força Aérea e por mais catorze militares, além do Primeiro-Ministro, caso se tratasse de um militar.
2006 – A atleta Naide Gomes conquistou a medalha de bronze no salto em comprimento nos Mundiais de atletismo que decorrerem em Moscovo, batendo o recorde nacional, que estabeleceu em 6,76 mts.
2007 – A cientista Maria Odette Santos Ferreira foi distinguida com o Prémio Universidade de Lisboa, pelo seu contributo para a descoberta do vírus HIV 2.
2008 – Um petroleiro sul-coreano colidiu com um barco de pesca, na costa sul do país e verteu no mar cerca de 1.100 barris de crude
2009 – Morreu o jornalista João Mesquita, aos 51 anos. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas entre 1989 e 1993.
2013 – Morreu, com 90 anos, Ilídio Dias Esteves. Foi um militante histórico do PCP. Dedicou toda a sua vida à luta da classe operária, dos trabalhadores e do povo português. Uma vida dedicada à luta contra o fascismo e foi um dos participantes da célebre fuga de Caxias, que envolveu outros destacados militantes comunistas.
2014 – José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa, morreu aos 78 anos, na sequência de um problema cardíaco
2015 – Encerrou, sem qualquer aviso prévio, a Creche e Jardim de Infância Crianças de São José, na Urmeira, que era gerida pela Prosális, uma IPSS que funcionava à base de apoios públicos, obrigando os pais das crianças que a frequentavam a procurarem de um dia para o outro, soluções para o problema causado pela má gestão da IPSS.
2016 – Paulo Portas chorou na hora do adeus ao CDS, depois de 16 anos de liderança. Foi no congresso de eleição de Assunção Cristas como a nova líder do partido, que se realizou no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
2017 – Vários fiéis que participaram na missa em Castanheira de Pera, protestaram contra a decisão da diocese de afastar o maestro que dirigia o coro, com a justificação de este ser homossexual.
2018 – Os sindicatos dos professores decidiram manter a greve, depois de permanecer inalterado o desacordo com o Governo sobre o tempo de serviço dos professores que deve ser descongelado.
================.
Este é o septuagésimo primeiro dia do ano. Faltam 294 dias para o termo de 2019.
Pensamento do dia: “Para ser grande sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa”. Fernando Pessoa/Ricardo Reis (1888-1935) poeta português.