Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 11 DE SETEMBRO – HÁ 18 ANOS FOI FUNDADA A CASA DO ARTISTA, EM CARNIDE

Written by on Setembro 11, 2017

EFEMÉRIDES

11 de setembro

Feriado Municipal na Amadora

1891 – Suicidou-se o poeta Antero de Quental. Nasceu em São Miguel, nos,Açores e durante a sua vida, dedicou-se à poesia, à filosofia e à política. Iniciou seus estudos na cidade natal, mudou-se para Coimbra aos 16 anos, onde estudou Direito e manifestou as primeiras ideias socialistas. Fundou em Coimbra a Sociedade do Raio, que pretendia renovar o país pela literatura. Em 1861, publicou os seus primeiros sonetos, quatro anos depois, as Odes Modernas, influenciadas pelo socialismo experimental e iniciou a Questão Coimbrã em que Antero e outros poetas foram atacados por Antônio Feliciano de Castilho, por instigarem a revolução intelectual. Como resposta, Antero publicou os opúsculos Bom Senso e Bom Gosto, carta ao Exmo. Sr. Antônio Feliciano de Castilho, e A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais. Em 1866 mudou-se para Lisboa, onde experimentou a vida de operário trabalhando como tipógrafo, profissão que exerceu também em Paris. Em 1868 regressou a Lisboa, formou o Cenáculo, de que fizeram parte, entre outros, Eça de Queirós, Abílio de Guerra Junqueiro e Ramalho Ortigão. Em 1873 herdou uma quantia considerável de dinheiro, o que lhe permitiu viver dos rendimentos dessa fortuna. E um ano depois, já com tuberculose, fez a reedição das Odes Modernas. Dez anos antes da sua morte foi viver para Vila do Conde, a conselho médico, estadia que intervalou com pequenos períodos nos Açores.

1942 – Morreu Bento Gonçalves, aos 40 anos, secretário geral do PCP, no campo de concentração do Tarrafal, Cabo Verde, depois de sete anos de prisão. Em 1915e após ter concluido a instrução primária, começou a trabalhar, em Lisboa, como torneiro de madeira. Dois anos depois, em 1917, era aprendiz de torneiro mecânico, sendo, em 1919, admitido no Arsenal da Marinha. Depois de desenvolver intensa actividade como sindicalista, Bento Gonçalves ingressou, em 1928, no Partido Comunista Português, participou activamente na reorganização de 1929, e foi, nesse mesmo ano, eleito secretário-geral, cargo que ocuparia até à sua morte. Foi preso em 1930, deportado para os Açores e posteriormente para Cabo Verde. Em 1933, de novo em liberdade, passou à clandestinidade e reassumiu as suas funções de secretário-geral. Em 1935, chefiou a delegação portuguesa ao VII Congresso da Internacional Comunista que se realizou em Moscovo. Pouco depois do seu regresso, foi preso juntamente com os dois outros membros do Secretariado do PCP, José de Sousa e Júlio Fogaça. E foi enviado para o campo de concentração do Tarrafal, onde morre vítima de uma biliose. A 30 de junho de 1980 foi feito Grande-Oficial da Ordem da Liberdade a título póstumo.

1962 – Data da primeira gravação oficial dos Beatles, com a versão de “Love me do”, integrada no álbum “Please Please me”.

1973 – O presidente do Chile, Salvador Allende, foi deposto por um golpe militar e Augusto Pinochet assumiu o poder. A ditadura estender-se-ia por duas décadas e conduzirá à morte de dezenas de milhar de pessoas.

1975 – Realizou-se uma manifestação dos SUV, Soldados Unidos Vencerão, no Porto.

1985 – Um choque frontal de dois comboios em Alcafache, perto do apeadeiro de Alcafache, em Mangualde provocou a morte a 37 pessoas e ferimentos em mais 170.. O acidente deu-se numa zona de via única e  envolveu duas composições de passageiros, uma delas efectuando o serviço internacional entre o Porto e Paris que circulava com 18 minutos de atraso; a outra fazia um serviço de natureza regional, na direção de Coimbra A, nas quais viajavam cerca de 460 passageiros. O serviço regional, com paragem em todas as estações e apeadeiros, chegou à estação de Mangualde, onde deveria permanecer até fazer o cruzamento com o Internacional. Não obstante o facto de se terem dado ordens para que a prioridade na circulação fosse atribuída ao serviço internacional, o regional continuou viagem, estimando que o atraso na marcha do Internacional fosse suficiente para a chegada à estação de Nelas, onde, então, se poderia fazer o cruzamento. No entanto, o outro serviço circulava com um atraso menor do que o esperado e considerando, erroneamente, que a via estava livre até à estação de Mangualde, também continuou viagem. Após a partida, o chefe da estação de Nelas telefonou para a estação de Moimenta-Alcafache, para avisar da partida do Internacional, sendo, então, informado, que o serviço Regional já se encontrava a caminho. Prevendo que as composições iriam colidir, tentou avisar a guarda-barreira de uma passagem de nível entre ambas as estações, de modo a que esta parasse a composição através da ostentação de uma bandeira ou da colocação de petardos na via; no entanto, esta manobra não foi possível, porque o comboio já ali tinha passado.

1991 — Morreu o cineasta e poeta português António Reis, 64 anos, realizador de “Jaime”, “Ana” e “Rosa de Areia”.

1999 – Foi inaugurada da Casa do Artista,  fundada pelos atores Armando Cortez e Raul Solnado, com estatuto de instituição particular de solidariedade social. Presta serviços aos artistas idosos, além do Lar de Terceira Idade, inclui ainda o Teatro Armando Cortez, a Galeria para exposições, a Fisioterapia e o Centro de Formação. O seu âmbito abrange as Artes Cénicas, Cinema, Rádio e Televisão.

2001 — Ataque aos EUA. Dois aviões de passageiros embatem, com alguns minutos de intervalo (08:46 e 09:04), nas duas torres do World Trade Center, em Nova Iorque. Morrem perto de 2.900 pessoas. Dois outros aparelhos despenharam-se pouco depois, sobre o Pentágono e num descampado na Pensilvânia. A maioria dos Países reforçou a partir daqui a segurança dos voos internacionais.

2004 – Morreu Irene Velez, aos 90 anos, atriz dramática, popularizada pelos programas de rádio “Companheiros da Alegria” e “Zéquinha e Lelé”, com Vasco Santana.

2006 – Portugal e Brasil criaram o Prémio de Dramaturgia António José da Silva para novos dramaturgos de língua portuguesa.

2007 – O ministro da Saúde anunciou no Parlamento que a assiduidade do pessoal hospitalar será inteiramente controlada por métodos biométricos até ao final do ano, medida alargada aos centros de saúde no primeiro trimestre de 2008

– A cantora Mariza foi nomeada para a 9ª edição dos Latin Grammy Awards, com o seu último álbum, “Terra”, na categoria de Melhor Álbum Folk

2009 – Três décadas depois da morte, em Santa Bárbara, Califórnia, o corpo do escritor Jorge de Sena foi trasladado para Portugal e sepultado no cemitério do Prazeres, em Lisboa.

2013 – A praia Dona Ana, em Lagos, foi considerada a melhor do mundo, pela revista Condé Nest Traveller.

2016 – Morreu Domingues de Azevedo, vítima de doença prolongada, aos 66 anos. Era o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados

============.

Este é o ducentésimo quinquagésimo quarto dia do ano. Faltam 111 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “O humano estabelece-se na imitação — um homem torna-se um homem apenas imitando outros homens”. Theodore W. Adorno (1903-69), filósofo, escritor, compositor e musicólogo alemão.

Tagged as