Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 11 DE NOVEMBRO – FAZ 100 ANOS, QUE FOI ASSINADO O ARMISTÍCIO NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA

Escrito por em Novembro 11, 2018

EFEMÉRIDES

11 de novembro

Dia do Armistício na 1ª Grande Guerra e Dia de São Martinho.

Feriado Municipal em Alijó, Mêda, Penafiel, Pombal e Torres Vedras, onde se celebra o culto a São Martinho.

Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar. O milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho” e desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilmunia-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.

1821 – Em Portugal, eclodiu a Martinhada, um golpe politico-militar desencadeado por um grupo de chefias militares, mas que contou com o apoio de uma vasta coligação informal de grupos políticos e sociais, contra a governação da Junta Provisional do Governo Supremo. Pretendia-se o afastamento imediato de Manuel Fernandes Tomás e do liberalismo, que então dominava a política portuguesa. O sucesso foi efémero, já que oito dias depois a conspiração fracassou.

1861 – Morreu D. Pedro V, “O Esperançoso” ou o “Muito Amado”. Ascendeu ao trono muito jovem, quando tinha apenas 16 anos e foi considerado por muitos como um monarca exemplar, que reconciliou o povo com a casa real. D. Pedro V é descrito como um monarca exemplar, sempre com os valores sociais bem presentes nas suas decisões, devido à sua educação, que incluiu trabalho junto das comunidades e um vasto conhecimento do continente europeu.

1909 – Foi fundado o Aeroclube de Portugal.

1911 – Foi fundado o Lusitano de Évora. De seu nome completo, Lusitano Ginásio Clube, já participou em todas as provas do futebol português, sendo de destacar as catorze épocas consecutivas em que participou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, nos anos cinquenta e primeira metade da década seguinte, onde chegou a alcançar um quinto lugar e uma presença nas meias-finais da Taça de Portugal. Do palmarés dos eborenses consta o título de Campeão Nacional da 2ª Divisão na época de 1951/1952.

1916 – Morreu o político Francisco António da Veiga Beirão.

1918 – Foi assinado o armistício da Grande Guerra 1914/1918. O cessar-fogo entrou em vigor à 11ª hora do 11º dia do 11º mês.

1953 – Morre o escritor António Maria Lisboa.

1965 – Ian Smith declarou unilateralmente a independência da Rodésia, Zimbabué, atitude considerada ilegal pelo Reino Unido.

1975 – Agostinho Neto proclamou, em Luanda, a independência e a formação da República Popular de Angola. Em Nova Lisboa, UNITA e FNLA proclamam a República Democrática de Angola. Começou a Guerra Civil no novo país.

1984 – Aurora Cunha sagrou-se, em Madrid, campeã mundial de estrada.

1988 – O Prémio Pessoa foi atribuído ao poeta António Ramos Rosa.

2003 – O jornalista Fernando Lima assumiu a direção de informação do Diário de Notícias.

2005 – A mãe e o tio de Joana, a criança desaparecida em setembro de 2004 em Figueira, uma aldeia de Portimão, foram condenados a 20 anos e quatro meses de prisão e a 19 anos e dois meses de prisão, respetivamente.

2006 – Lagartagis, o primeiro borboletário da Europa, abriu ao público no Jardim Botânico, em Lisboa, para preservar espécies ameaçadas.

2007 – Pedro Lamy, que fez  equipa com o francês Stéphane Sarrazin, assegurou o título no campeonato de resistência Le Mans Series, ao concluir em segundo lugar as 1.000 Milhas do Brasil, em Interlagos

2008 – Cavaco Silva, anunciou a promulgação do diploma que nacionalizou o Banco Português de Negócios, argumentando que teve em conta a “proteção dos depositantes e a estabilidade do sistema financeiro”

2009 – A banda portuguesa Buraka Som Sistema é distinguida com o galardão “European Border Breakers Awards” (EBBA) de 2010, destinado a premiar músicos em início de carreira com sucesso além-fronteiras, segundo a Comissão Europeia.

2013 – Um violento sismo de magnitude 5,5 na escala de Ritcher atingiu uma vasta área no leste do Japão, incluindo a capital Tóquio.

2015 – Morreu Paulo Cunha e Silva, o “pensador” da cultura do Porto. Aos 53 anos, não resistiu a uma crise cardíaca. Vereador na Câmara Municipal do Porto, foi um dos responsáveis pela programação do Porto 2001- Capital Europeia da Cultura.

2016 – Um dos maiores e mais raros trilhos do mundo de pterossauros, os repteis voadores do tempo dos dinossauros, foi descoberto numa das praias da Lourinhã.

==============.

Este é o tricentésimo décimo quinto dia do ano. Faltam 50 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Pensar em Deus é desobedecer a Deus”. Fernando Pessoa/Alberto Caeiro (1888-1935), poeta português.

Marcado como