Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 11 DE MAIO – HÁ 19 ANOS FOI INAUGURADA A CASA DO ARTISTA

Written by on Maio 11, 2018

EFEMÉRIDES

11 de maio

Dia Mundial da Oração por Vocações, Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, Dia do Parque Natural do Douro Internacional.

1937 – Morreu em Paris, Afonso Costa, uma dos obreiros da implantação da República em Portugal. Desempenhou altas finções governamentais durante a Primeira República.

1945 – Foi aprovado o Plano Rodoviário Nacional que previa a extensão da rede de estradas dos 17.000Km para os 59.000Km.

1960 – Adolf Eichmann, oficial nazi responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio, foi capturado na Argentina pelos serviços secretos israelitas.

1977 – Morreu o advogado e escritor Mário de Castro, membro do grupo dinamizador do movimento Seara Nova.

1984 – A primeira Lei de despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez foi  publicada no Diário da República.

1992 – Após 18 anos de prisão, por alegado envolvimento num atentado do Exército Republicano Irlandês, Judith Ward, na altura com 43 anos, foi  considerada inocente e indemnizada com cerca de 270 mil euros.

1995 – Morreu o pintor Neves e Sousa, aos 74 anos. Pintor icónico e poeta bucólico, nem sempre foi compreendido. Artista virtualmente bidimensionado na pintura e na poesia,  explicou um dia que ”Todas as coisas que não consigo transmitir a pintar, eu transformo-as em poesia”. Deixou quadros e murais representados em colecções, galerias e museus de todos os continentes, nomeadamente em Angola, Brasil e Portugal.

1999 – Fernanda Botelho, na altura com 72 anos, venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.

– Abriu a Casa do Artista, na Estrada da Pontinha, em Lisboa. Foi Raul Solnado que trouxe a ideia do Brasil, em 1965.

2005 – O Parlamento Europeu rejeitou a proposta da Comissão Europeia para o alargamento do horário de trabalho a mais de 48 horas semanais.

2006 – O secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan nomeiou o ex-presidente Jorge Sampaio primeiro enviado especial da ONU para o combate à tuberculose.

2007 – Foi apresentado pelo governo o projeto “Citius — Magistrados Judiciais” que permite aos juízes elaborar sentenças, despachos e decisões judiciais, por via eletrónica.

– A produção portuguesa “Encontros”, do cineasta Pierre-Marie Goulet, obteve o Prémio de Honra do Júri da 4ª edição do Documenta Madrid, um dos mais importantes festivais de cinema documental da capital espanhola.

2008 –  Rui Costa  despediu-se dos relvados e colocou um ponto final numa carreira de 18 anos, que teve o seu ponto alto na conquista da Liga dos Campeões de Futebol, em 2003, ao serviço do AC Milan

2010 — O Papa Bento XVI chegava a Portugal para uma visita de quatro dias

2012 – A China Three Gorges concluiu a operação de compra de 21,35 por cento da EDP, pagando ao Estado a última tranche de 2,1 mil milhões de euros e tornando-se formalmente acionista da empresa portuguesa.

– O Parlamento aprovou as alterações ao Código do Trabalho, com votos contra de nove deputados socialistas, do deputado do CDS Ribeiro e Castro, do PCP, BE e PEV, a abstenção do PS e os votos favoráveis do PSD e CDS.

– Morreu Bernardo Sassetti, pianista e compositor, aos 41 anos, na sequência de uma queda de 20 metros duma falésia no Guincho. Como compositor destacam-se as suites “Ecos de África”, “Sons do Brasil”, “Mundos”, “Fragments”, “Entropé” e “4 Movimentos Soltos”. O seu primeiro trabalho discográfico como líder, foi gravado em 1994 e contou com a participação de Paquito D’Rivera. “Nocturno”, lançado pela editora Clean Feed em 2002, foi distinguido com o 1.º Prémio Carlos Paredes. “Índigo” e “Livre” são outras das suas mais recentes gravações de piano solo para a mesma editora. A 30 de Janeiro de 2006 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique

2015 ­- A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários condenou o fundador do BPN, Oliveira Costa, ao pagamento de 100 mil euros, por violação, a título doloso, do dever de prestar informação devida aos clientes do banco, entre outras infrações.

2016 – A NASA anunciou que o telescópio espacial Kepler permitiu a descoberta do que é o maior número de planetas jamais encontrados fora do nosso sistema solar, 1.284 no seu total, o que mais do que duplicou o número de exoplanetas conhecidos

2017 – Uma antiga doca militar do século XVII foi encontrada em Alcântara, durante as obras de construção do novo hospital CUF Tejo, na zona de Alcântara, em Lisboa. Trata-se da doca do Baluarte do Sacramento, construída em 1652 por iniciativa do rei D. João IV. Segundo os historiadores estava integrada no sistema defensivo do estuário do Tejo e da cidade de Lisboa.

================.

Este é o centésimo trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 234 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Se o louco persistisse na sua loucura, tornar-se-ia homem de juízo”. William Blake (1757-1827, poeta inglês.

                                                                  Casa do Artista, em Carnide.

Tagged as