Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 11 DE JANEIRO – DIA INTERNACIONAL DO AGRADECIMENTO

Escrito por em Janeiro 11, 2019

EFEMÉRIDES

11 de janeiro

Dia Internacional do Agradecimento

Feriado Municipal em Óbidos. Assinala-se a tomada do castelo aos mouros.

O objetivo do Dia Internacional do Agradecimento, também designado, nalguns países, por Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. Neste dia o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta, ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.

1148 – D. Afonso Henriques conquistou a vila de Óbidos aos mouros.

1580 – Realizaram-se as Cortes de Almeirim que reconheceram o direito de Filipe II de Espanha ao trono português, com o título de Filipe I.

1890 – A Inglaterra apresenta o ultimato a Portugal sobre os direitos territoriais do Mapa Cor-de-rosa, uma área entre Angola e Moçambique.

1896 – Morreu o poeta João de Deus, autor de “Campo de Flores” e criador do método de leitura “Cartilha Maternal”.

1948 – Nasceu o poeta Al Berto, Alberto Raposo Pidwell Tavares, autor de “Vida das Imagens” e “Horto de Incêndio”.

1962 – Morreu na sua casa do Porto, aos 60 anos, György Orth, treinador húngaro ao serviço do FC Porto, depois de um treino matinal para preparar o jogo com o Vitória de Guimarães.

1973 – Os funcionários que participaram na vigília da Capela do Rato, em Lisboa, contra a guerra colonial, foram expulsos da Função Pública, por decisão do Governo da ditadura.

1986 – Começou a campanha eleitoral para as presidenciais. Concorriam Mário Soares, Freitas do Amaral, Salgado Zenha, Maria de Lourdes Pintassilgo e Ângelo Veloso. Mário Soares haveria de ser eleito à segunda volta.

1989 – O Governo açoriano anunciou a privatização da transportadora aérea regional SATA.

2004 – Foi apresentado o projeto PET Mamografia, uma tecnologia para deteção do cancro da mama, desenvolvida por investigadores portugueses.

2005 – O Eurostat revelou que a frota pesqueira portuguesa era a menos produtiva entre os 15 países que compunham a UE antes do alargamento.

– O jornal gratuito Metro começou a ser distribuído em Lisboa.

2006 – Os restaurantes passaram a ser obrigados a servir azeite em embalagens invioláveis.

2007 – Assembleia da República aprovou a convenção da UNESCO sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais.

2008 – Morreu Sir Edmund Hillary, com 88 anos. Foi o primeiro homem a conquistar o Evereste, o cume mais alto do Mundo.

2012 – A Liga portuguesa de futebol foi considerada a quarta mais forte do Mundo no ano de  2011, à frente das Ligas francesa, alemã ou italiana, segundo a Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol.

2014 – Morreu Ariel Sharon, ex-primeiro-ministro israelita, aos 85 anos, após passar os últimos oito anos em coma.

2015 – Uma marcha silenciosa de solidariedade para com as vítimas dos atentados em França juntou mais de um milhão de pessoas em Paris.

2016 – David Bowie, cantor britânico, morreu aos 69 anos, após uma batalha de 18 meses contra o cancro.

– Morreu José Vaz Guedes, antigo treinador e jogador do Sporting e figura incontornável na história do hóquei em patins nacional, aos 77 anos.

2018 – Cinco homens armados com machados roubaram mais de quatro milhões de euros em jóias no hotel Ritz, em Paris. Três dos assaltantes acabaram por ser  detidos no local do assalto.

======================.

Este é o décimo primeiro dia do ano. Faltam 355 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “As grandes conquistas estão na nossa própria solidão”. Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.

 

Marcado como