EFEMÉRIDES: 11 DE FEVEREIRO – DIA DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA
Escrito por ARCO em Fevereiro 11, 2018
EFEMÉRIDES
11 de fevereiro
Dia Europeu do 112, Dia da Cruz Vermelha Portuguesa, Dia Mundial do Doente e Dia Europeu da Epilepsia.
1865 – Foi fundada a Cruz Vermelha Portuguesa, na sequência da adesão de Portugal à primeira Convenção de Genebra, que tinha acontecido no ano anterior.
1879 – O Governo português abriu concurso para o porto de Leixões.
1888 – Foi inaugurado Teatro Avenida, em Lisboa, com a comédia “De Herodes para Pilatos”. A sala acabaria por ser destruída por um incêndio, em 1967, quando apresentava a peça”Feliz Aniversário”, de Harold Pinter.
1890 – Um comício republicano na Rua da Palma, em Lisboa, seguido de manifestação, foi travado pela Guarda Municipal, junto aos Cafés Suíço, atual Suiça e Martinho.
1897 – Foram atribuídos os alvarás da Associação Industrial Portuguesa e da Associação Comercial de Lisboa.
1921 – Encerraram as fábricas de azeite do Algarve, pela má produção de azeitona.
1930 – Manuel Gonçalves Cerejeira passou a ser Cardeal Patriarca de Lisboa.
1944 – Morreu Henrique de Paiva Couceiro. Foi combatente de África e antigo governador ultramarino.
1984 – Foi publicado no Diário da República, o diploma que reabriu o sector bancário português à iniciativa privada.
1993 – Portugal obteve autorização para a abertura do consulado de Goa.
2001 — Morreu o matador de toiros Diamantino Vizeu, aos 77 anos.
2003 – No Círculo de Belas Artes de Madrid foi inaugurada a retrospetiva do pintor Mário Botas assinalando os vinte anos da sua morte.
2004 – A obra “O Vento Assobiando nas Gruas”, de Lídia Jorge, venceu o I Prémio Correntes d’Escritas.
2006 – Morreu Álvaro Lapa, 66 anos. Foi pintor e escritor.
2007 – O ‘Sim’ venceu o referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, com 59,25 por cento dos votos, contra 40,75 por cento do Não. Abstenção atingiu os 56,39 por cento.
– O coreógrafo Benvindo Fonseca abandona a direção do Lisboa Ballet Contemporâneo
– Morreu José António Arsénio, 91 anos, antigo dirigente do Sporting.
2008 – Mais de 500 pessoas manifestaram-se na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, contra a reforma do ensino artístico proposta pelo governo, através de um concerto e de um cordão humano à volta do edifício
2010 – Um par de sapatos gigantes, feitos de panelas portuguesas de aço inoxidável, numa escultura com o título “Marilyn”, da artista plástica Joana Vasconcelos, foi arrematado em leilão, em Londres, por 573,964 mil euros, mais do que triplicando a estimativa.
2013 – O filme português “Sizígia”, de Luís Urbano, foi distinguido com o Prémio Especial do Júri no Festival de Curtas-metragens de Clermont-Ferrand, França, o mais importante festival de curtas-metragens, sendo a primeira película portuguesa a ser premiada neste certame
2015 – A Câmara de Lisboa decidiu, por unanimidade, propor ao Governo a atribuição da designação de Aeroporto Humberto Delgado ao Aeroporto da Portela, na altura em que se assinalava o 50º aniversário do assassinato do militar português.
2016 – A NATO deslocou o agrupamento naval da Organização do Tratado do Atlântico Norte que estava no Mediterrâneo para o Mar Egeu com o objetivo de começar missões de vigilância e salvamento de refugiados.
2017 – Nelson Évora venceu a prova de triplo salto dos Campeonatos Nacionais de Pista Coberta que se realizaram em Pombal. Foi o primeiro título conquistado por Nelson Évora com a camisola do Sporting.
=========================.
Este é o quadragésimo segundo dia do ano. Faltam 323 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Penso, logo existo”. René Descartes (1596-1650), filósofo e matemático francês.