Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 10 DE SETEMBRO – O DOURO É REGIÃO VINÍCOLA DEMARCADA HÁ 261 ANOS

Written by on Setembro 10, 2017

EFEMÉRIDES

10 de setembro

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

1740 – Nasceu o poeta português Nicolau Tolentino. Aos vinte anos ingressou em Leis na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, mas ao invés dos estudos deu-se à vida boêmia e de poeta. Mesmo assim, em 1765 tornou-se professor de retórica, numa das cátedras criadas pelo Marquês de Pombal, após a expulsão dos jesuítas. Foi professor durante quinze anos, uma vida o desagradava. Inadaptado e descontente até conseguiuo um posto na Secretaria dos Negócios do Reino. Bom metrificador, compôs sátiras descritivas e caricaturais, sonetos e odes, que reuniu em 1801 num volume chamado Obras Poéticas. Ficou na superficie, mas apreendeu bem os erros e ridículos da época. O seu cômico consistia no agravamento das proporções, hipertrofiando o exagero, que encontrava. Usavam-se, então, penteados muito altos, daí o haver Tolentino informado que lá se podiam esconder os mais variados objetos: Uma arca, um colchão e até mesmo um homem. Ridicularizou as que se enfeitavam com vistosas cabeleiras, sem melhorar o juízo; as velhas que recorriam à formosura postiça; os vadios e ociosos; os maridos que apanhavam da mulher.

1756 – Foi criada a Região Demarcada do Douro.

1836 – Consumou-se a vitória Setembrista. A Constituição de 1822 foi restabelecida, formando-se um novo governo presidido pelo conde de Linhares, com Passos Manuel, Sá Nogueira e Vieira de Castro.

1911 – Foi reconhecida a República Portuguesa pelas grandes potências europeias, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália e Áustria, na sequência da ação diplomática de Manuel Teixeira-Gomes, embaixador em Londres.

1912 – Realizou-se o primeiro voo em Portugal, efetuado por um piloto português, em aeronave com motor.

1967 – Os eleitores de Gibraltar manifestaram-se a favor da ligação ao Reino Unido.

1986 – O ditador chileno Augusto Pinochet anunciou o plebiscito que lhe dê maiores poderes para combater os ataques da oposição.

1993 – Morreu José de Azeredo Perdigão, aos 96 anos. Foi presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

2004- Manoel de Oliveira recebeu o leão de Ouro de Carreira do Festival de Veneza. O filme “O Quinto Império” foi apresentado extraconcurso.

2005 — A atleta Anais Moniz conquistou o título de campeã mundial de juniores de triatlo, no Campeonato do Japão.

2006 – O Jardim Botânico em Lisboa abriu, por um dia, o primeiro borboletário da Europa. A abertura definitiva verificar-se-ia apenas, em novembro.

2008 – Mais de meio milhar de dirigentes e ativistas da CGTP desfilaram em direção à Assembleia da República, para entregar mais de 2.700 pareceres jurídicos sobre a proposta de revisão do Código de Trabalho.

– Entrou em funcionamento o acelerador gigante de partículas LCH do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), o mais potente do mundo. O LCH, um projeto faraónico que juntou milhares de cientistas do mundo durante 20 anos, procura simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos atrás, e é considerado a experiência científica do século.

2011 – A alheira de Mirandela, o queijo Serra da Estrela, o caldo verde, o arroz de marisco, a sardinha assada, o leitão da Bairrada e o pastel de Belém foram eleitas como as “7 Maravilhas da Gastronomia” nacional.

2014 – A chuva provocou mais de duas dezenas de inundações no Alentejo. Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Redondo e Évora foram as zonas mais afetadas.

2016  – Morreu o escultor José Rodrigues, aos 79 anos. Foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira. São da sua autoria o cubo da Praça da Ribeira e o Monumento ao empresário na Avenida da Boavista, ambos na cidade do Porto.

============.

Este é o ducentésimo quinquagésimo terceiro dia do ano. Faltam 112 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro. Pelo contrário, degradam-se ao nível do pior”. Henry David Thoreau (1817-62), escritor e filósofo norte-americano.

Tagged as