EFEMÉRIDES: 10 DE OUTUBRO – HÁ 2 ANOS, TAXISTAS PARALISARAM LISBOA EM PROTESTO CONTRA A UBER
Escrito por ARCO em Outubro 10, 2018
EFEMÉRIDES
10 de outubro
Dia Mundial da Saúde Mental e Dia Europeu Contra a Pena de Morte.
1946 – Ocorreu um levantamento no Regimento de Cavalaria 6, no Porto, contra a ditadura do Estado Novo, liderado pelo alferes Queiroga. As tropas foram detidas na Mealhada.
1954 – Foi fundada a UPNA, União dos Povos do Norte de Angola, movimento de Holden Roberto que esteve na base da UPA.
1961 — O navio “Funchal” foi lançado ao mar na Dinamarca, país onde foi construído sob encomenda da empresa da Empresa Insulana de Navegação e seguindo o projeto do Almirante Rogério d’Oliveira.
1965 – Durante a Guerra Colonial foi acionada a primeira mina anticarro, por forças portuguesas, na região de Sagal, Mueda, em Moçambique.
1969 – A política colonial portuguesa foi condenada pelo Governo sueco, que reforçou o auxílio económico à Frelimo e ao PAIGC.
1971 – No decurso da Guerra Colonial foram massacrados 14 civis pelas tropas dos grupos especiais de Kaúlza de Arriaga, em Daque, na região de Tete, em Moçambique.
1977 – Foi constituída a Fundação José Fontana, em homenagem ao fundador e precursor dos ideais socialistas e republicanos portugueses.
1985 – Morreu o cineasta, encenador e ator Orson Welles, aos 70 anos. Foi o realizador de “O Mundo a Seus Pés” e da versão radiofónica de “A Guerra dos Mundos”.
1987 – Morreu o poeta Luís Veiga Leitão, aos 75 anos.
1992 – Carlos Oliveira, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, recebeu o Prémio Nacional de Oncologia.
2007 – Um estudante de 14 anos abriu fogo num liceu de Clevland (Ohio) antes de se suicidar. Cinco pessoas foram levadas para os hospitais, três adolescentes e dois adultos.
2008 – O Parlamento rejeitou dois projetos de lei, do Bloco de Esquerda e dos Verdes, sobre o casamento de homossexuais. O ex-líder da JS Pedro Nuno Santos teve autorização do grupo parlamentar do PS para votar a favor, enquanto o deputado socialista Manuel Alegre quebrou a disciplina de voto imposta pelo PS.
2011 – Luís Figo imortalizou a sua pegada no Passeio dos Campeões, em Monte Carlo, local onde já se encontrava a pegada de Eusébio.
– Morreu Virgílio Duarte Barros, aos 88 anos. Foi uma das vozes dos extintos Parodiantes de Lisboa, celebrizado pela personagem “Delicadinho da Silva”
2014 – Dezasseis policias brasileiros foram presos por exigirem dinheiro de resgate a traficantes.
2016 – Os taxistas realizaram um protesto nacional contra a Uber, com uma marcha lenta por várias cidades. Em Lisboa a cabeça do protesto parou na Rotunda do Relógio, junto ao Aeroporto, onde os taxistas se envolveram em confrontos com a polícia. Dois deles, acabariam mesmo por ser detidos.
2017 – O Banco de Portugal revelou ter recebido 7.603 reclamações de clientes bancários que resultaram na e instauração de 37 contra-ordenações, contra 17 instituições bancárias, durante o primeiro semestre do ano.
…………………………………………….
Este é o ducentésimo octogésimo terceiro dia do ano. Faltam 82 dias para o termo de 2018
Pensamento do dia: “A História é sempre uma lição de moral”. Oliveira Martins (1845-94), historiador e político português.