Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 10 DE JULHO – MARIA DE LOURDES PINTASSILGO MORREU HÁ 14 ANOS

Written by on Julho 10, 2018

EFEMÉRIDES

10 de julho

Feriado Municipal na Maia, onde decorrem as festas em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, e em Miranda do Douro onde se comemora a data de elevação a cidade.

1900 – O Metropolitano de Paris foi aberto ao público, como atração da Exposição Universal. A inauguração oficial ocorreria nove dias depois.

1902 – Foi inaugurado o Elevador do Carmo, mais conhecido por Elevador de Santa Justa, que faz  a ligação entre a Rua Augusta e o Largo do Carmo. Foi uma obra do engenheiro Raul Mesnier de Ponsard.

1945 – Reabriu o Museu do Louvre, um ano depois da libertação de Paris.

1961 – Começou a “Operação Viriato” contra a guerrilha em Angola com a  tomada a base de Nambuangongo.

1964 – Realizou-se o primeiro desfile da minissaia, que foi criada pela estilista britânica Mary Quant.

1965 – Durante o congresso Mundial da Paz, em Helsínquia. Os Estados participantes aprovaram a semana de solidariedade com os combatentes pela independência, nos territórios sob domínio português.

1973 — O jornal britânico The Times revelou o massacre de Wiriyamu, em Moçambique, ocorrido a 16 de dezembro de 1972, por comandos e forças da PIDE-DGS, com o testemunho do missionário Adrian Hastings.

1974 – Demitiu-se o primeiro-ministro Adelino da Palma Carlos que liderou o primeiro Governo provisório, após o 25 de Abril

1985 — A Assembleia da República ratificou o tratado de adesão de Portugal à CEE, com os votos favoráveis do PS, PSD, CDS, ASDI e UEDS, os votos contra do PCP e de Os Verdes. O MDP não compareceu na sessão.

– Um atentado ao navio Rainbow Warrior, da organização ecologista Greenpeace, em Auckland, Nova Zelândia causou a morte ao fotógrafo português Fernando Pereira.

2001 — O poeta português Eugénio de Andrade recebeu o Prémio Camões.

2003 – Morreu Manuel Vasques, antigo jogador do Sporting, um dos cinco “violinos”, das décadas de 40 e 50. O antigo médio tinha 77 anos.

2004 — Morreu Maria de Lourdes Pintasilgo, aos 74 anos, engenheira química, primeira-ministra no V Governo, embaixadora de Portugal na UNESCO entre 1975 e 1981, candidata à Presidência da República em 1986 e deputada ao Parlamento Europeu entre 1986 e 1991.

2007 – O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, revelou que os 19 hospitais das Misericórdias iriam ignorar a Lei e recusar fazer interrupções voluntárias da gravidez, mantendo uma decisão tomada aquando do primeiro referendo.

2008 – Mais de duas mil pessoas receberam o príncipe Aga Khan, líder institucional e espiritual dos muçulmanos ismailis, à sua chegada ao aeroporto de Figo Maduro, Lisboa, para uma visita de quatro dias a Portugal a convite do Governo.

2012 — Morreu Maria Keil, artista plástica, autora de vários painéis de azulejos das primeiras estações do Metropolitano da de Lisboa, aos 97 anos.

2013 – Foi inaugurada, em Sines, a fábrica de biodiesel da Galp.

2014 – A Comissão do Mercado de Valores Imobiliários suspendeu a negociação das ações do BES

2015 – Morreu Omar Sharif aos 83 anos. O ator egípcio, que ficou célebre pela interpretação do personagem Doutor Jivago não resistiu a um ataque cardíaco.

2016 – Portugal sagrou-se, pela primeira vez, Campeão da Europa em futebol, ao vencer a França, após prolongamento, por 1-0 no jogo da final, disputado no Stade de França. Éder foi o autor do golo aos 109 minutos.

2017 – O Ministério Público acusou 25 funcionários do serviço de bagagem do aeroporto de Lisboa dos crimes de furto qualificado, receptação e abuso de confiança. Os arguidos eram funcionários de uma empresa de assistência em escala ao transporte aéreo no aeroporto de Lisboa e tinham livre acesso às bagagens dos passageiros para as carregar ou descarregar no terminal de bagagens.

================.

Este é o centésimo nonagésimo primeiro dia do ano. Faltam 174 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Cada homem tem apenas para dar/ um horizonte de cidades bombardeadas.” Eugénio de Andrade (1923-2005).

                                                                  Maria de Lourdes Pintassilgo

Tagged as