Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 1 DE NOVEMBRO – DIA DE TODOS OS SANTOS

Written by on Novembro 1, 2018

EFEMÉRIDES

1 de novembro

Dia de Todos Os Santos, Dia da Liga Portuguesa de Luta Contra o Cancro, Dia Mundial do Veganismo.

1431 – Morreu D. Nuno Álvares Pereira.Também conhecido como o Santo Condestável, formalmente São Nuno de Santa Maria ou simplesmente Nun’ Álvares foi um nobre e general português do século 14. Desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela. Nuno Álvares Pereira foi também 2.º Condestável de Portugal, 38.º Mordomo-Mor do Reino, 7.º conde de Barcelos, 3.º conde de Ourém e 2.º conde de Arraiolos. Considerado como o maior estratega e génio militar português, comandou forças em número inferior ao inimigo e venceu todas as batalhas que travou. É o patrono da infantaria portuguesa.Luís de Camões, em sentido literal ou alegórico, explícito ou implícito, faz referência ao Condestável nada menos que 14 vezes em “Os Lusíadas”. O “forte Nuno”, como Camões o designou, aparece logo evocado na 12ª estrofe do canto primeiro, “por estes vos darei um Nuno fero, que fez ao Rei e ao Reino um tal serviço”, e no canto oitavo, estrofe 32, 5.º verso, “Ditosa Pátria que tal filho teve”. Uma escultura sua encontra-se no Arco da Rua Augusta, na Praça do Comércio, em Lisboa, outra no castelo de Ourém e ainda outra equestre, no exterior do Mosteiro da Batalha. Tem também uma estátua em Flor da Rosa um dos dois locais que são apontados como sua terra natal. São Nuno foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em 26 abril de 2009. O dia do seu nascimento é feriado no concelho da Sertã.

1755 – Às 9 horas e 40 minutos, um violento terramoto atingiu Lisboa e outras localidades portuguesas  e provocou entre 12 a 15 mil vítimas mortais. A terra tremeu três vezes e num total de 17 minutos e seguiu-se um marmoto, atualmente conhecido como tsunami. O sismo teve epicentro no mar, a oeste do estreito de Gibraltar e atingiu o grau de 8,6 na escala de Ritcher. Lisboa perdeu, na altura, um terço dos seus habitantes.

1913 – Foi fundado no Funchal, o Clube de Futebol União, inicialmente com a designação de União Futebol Clube e posteriormente com o nome que ainda hoje ostenta. O “União da Bola” como ainda muitos o conhecem é um dos mais importantes clubes de futebol da “pérola do Atlântico” e já foi o segundo clube mais popular da região, granjeando especial apoio nas zonas mais altas da ilha. O clube conta com 7 presenças na 1.ª Divisão Nacional, as últimas das quais na época e 2015/2016. Nasceu a partir de  uma cisão no Grupo União Marítimo, uma colectividade que dispunha de alguma autonomia e cujo objectivo era a formação de jovens jogadores para a primeira equipa do Marítimo. A propriedade de uma das balizas terá estado na origem da cisão. Foi condecorado com Medalha de Bons Serviços Desportivos, Medalha de Prata do Instituto de Socorros e Náufragos e Medalha de Ouro da Cidade do Funchal. As suas cores são o azul e amarelo, as cores da Região Autónoma da Madeira.

1962 – Começava a ser transmitido o Boletim Meteorológico na TV.

1992 – Morreu aos 84 anos, ator Eugénio Salvador. Após a formação no Conservatório dedicou a sua vida à comédia e  participou em mais de cem peças de revista e diversos filmes, entre eles Fado, História de uma Cantadeira.

1993 – Entrou em vigor o Tratado de Maastricht, aprovado e ratificado a 11 de dezembro de 1991 pelos Estados da CEE, que passa a designar-se União Europeia.

2001 – Morreu o advogado Manuel João da Palma Carlos, aos 86 anos, opositor da ditadura do Estado Novo e defensor dos presos da PIDE, nos tribunais do regime.

2002 – Foi inaugurada a estação de Telheiras do Metropolitano de Lisboa.

2004 – Morreu a professora Isabel Magalhães Colaço, aos 78 anos. Foi a primeira mulher doutorada em Direito em Portugal.

2006 – Morreu Manuel Geraldo, aos 63 anos, jornalista, autor de “A Segunda Morte do General Delgado”.

2007 – Os Da Weasel foram eleitos a melhor banda portuguesa de 2007 pelos espetadores da MTV Portugal, na 14ª edição dos  Prémios Europeus de Música da MTV Europa, cuja cerimónia decorreu em Munique e foi dominada pelas mulheres, com Nelly Furtado, Avril Lavigne, Rihanna e Amy Winehouse entre as vencedoras

2008 – Morreu, aos 75 anos e vítima de cancro, o humorista e comediante Badaró Ficou conhecido por personagens como “Chinezinho Limpopó” e pelo bordão “Ó Abreu, dá cá o meu”

2010 – O escultor e cenógrafo Carlos Amado, professor da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, morreu, no dia em que cumpriu 74 anos, num hotel na Ericeira onde festejou o aniversário.

2015 – Morreu o cineasta José Fonseca e Costa. Tinha 82 anos e não resistiu a uma pneumonia. Sócio fundador do Centro Português de Cinema, foi um dos pioneiros do movimento do novo cinema português. “Kilas, o Mau da Fita”  de 1981 foi o seu filme mais famoso, mas não menos importantes são, também “ O Recado” de 1972 e “Cinco Dias, Cinco Noites” de 1986.

2017 – Cientistas do Massachusetts Institute of Technology, em estreita colaboração com astrónomos amadores, avistaram as caudas poeirentas de seis exocometas. São cometas que estão para lá do nosso Sistema Solar, em órbita de uma ténue estrela que está a 800 anos-luz da Terra.

==============.

Este é o tricentésimo quinto dia do ano. Faltam 60 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “Há que saber resistir quando queremos fazer valer a inteligência, o talento e a liberdade de expressão”. Tatiana Lobo (1939), escritora costa-riquenha de origem chilena.