Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 1 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Escrito por em Junho 1, 2018

EFEMÉRIDES

1 de Junho

Dia Mundial da Criança, Dia Mundial do Leite e Dia Nacional do Sobreiro.

Feriado Municipal em Miranda do Corvo, onde se assinala a data da morte do republicano José Falcão, natural daquele concelho, Palmela, onde se comemora a data em que D. Manuel I concedeu foral à vila, São Brás de Alportel, onde se recorda a data de elevação a município e Povoação, um feriado móvel que se celebra na sexta-feira da Festa do Corpo de Deus.

1295 – D. Dinis concedeu foral a Salvaterra de Magos.

1512 – D.Manuel I concedeu foral à vila de Palmela.

1865 – Foi fundada a Companhia União Fabril para a produção e comércio de tabaco, sabão e sabonetes, velas de estearina, óleo de purgueira e outros produtos químicos.

1890 – Suicídou-se o escritor Camilo Castelo Branco, em São Miguel de Seide. Escritor, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor, foi ainda o 1.º Visconde de Correia Botelho, título concedido pelo rei D. Luís.

1925 – Foi inaugurada a ponte de Alcácer, com ligação de caminho de ferro, o que deixou concluída a Linha do Sul.

1942 – As forças nazis impuseram o uso da estrela amarela a todos os cidadãos judeus das nações ocupadas.

1944 — Oliveira Salazar suspendeu as exportações de volfrâmio para a Alemanha nazi, que vinha mantendo desde 1930.

1948 – Morreu, em Lisboa, o compositor e pianista José Vianna da Motta, um dos últimos alunos de Franz Liszt, impulsionador da modernidade da música portuguesa na viragem do século XIX para o século XX.

1967 – Foi lançado o disco “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles.

1968 — Morreu a autora e pedagoga Helen Keller, precursora do ensino para cegos.

1973 – Membros do Quadro Permanente das Forças Armadas, como Ramalho Eanes, Hugo dos Santos e Vasco Lourenço, denunciaram a exclusão dos oficiais que contestam a guerra do Congresso dos Combatentes.

1987 — O Instituto Português de Oncologia realizou o primeiro transplante terapêutico da medula, em Portugal.

1989 — Foi aprovada a segunda revisão da Constituição da República Portuguesa.

2001 – Ricardo Camilo e Sandro Santos fundaram o Motoclube de Odivelas “Doninhas do Asfalto”. A doninha, animal inteligente e ágil, foi adoptada como símbolo do clube.

2002 – Morreu José Vieira de Carvalho, aos 64 anos, presidente da Câmara Municipal da Maia e ex-presidente da Junta Metropolitana do Porto.

2005 – O Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades foi atribuído ao Instituto Camões.

2007 – O atirador olímpico João Costa,  na altura já qualificado para os Jogos de Pequim2008, venceu pelo segundo ano consecutivo, a Taça do Mundo de Munique na categoria de Pistola Livre a 50 metros.

2008 – Os bilhetes de avião em papel deixaram de existir. A partir desta data as companhias-membro da Associação Internacional de Transporte Aéreo como as portuguesas TAP e SATA passaram apenas a utilizar bilhetes eletrónicos.

2009 – Em Odivelas foi fundado o Odivelas Basket Clube, associação que promove a prática e a formação no basquetebol.

– A escritora Teresa Veiga venceu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores, pela obra “Uma Aventura Secreta do Marquês de Bradomín”.

2012 – A Assembleia da República aprovou, por maioria, a reforma administrativa de Lisboa, que reduziu para 23 as 54 freguesias da capital e criou a autarquia do Parque das Nações com território pertencente ao município de Loures. A criação da Freguesia do Parque das Nações, que passou a pertencer a Lisboa, foi aprovada com um insólito erro no mapa, no qual a própria sede da empresa municipal Gebalis passava para oterritório de Loures.

2014 – O remador olímpico Pedro Fraga sagrou-se campeão da Europa de skiff ligeiro, nos campeonatos que decorreram em Belgrado, na Sérvia.

2016 – O ex-deputado do PS António Galamba, uma das vozes mais críticas da direcção de António Costa, acusou o primeiro-ministro de impor um clima de “medo” no partido.

=============.

Este é o centésimo quinquagésimo segundo dia do ano. Faltam 213 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “No amor que nos dão é que nós graduamos o que valemos em nossa consciência”. Camilo Castelo Branco (1825-90), escritor português.

 

Marcado como