EFEMÉRIDES: 1 DE JULHO – DIA DAS BIBLIOTECAS
Escrito por ARCO em Julho 1, 2018
EFEMÉRIDES
1 de julho
Dia da Força Aérea, Dia das Bibliotecas, Dia da Região e Comunidades Madeirenses.
1867 – A pena de morte para crimes civis foi abolida, com a aprovação do primeiro Código Civil.
1882 – Foi inaugurada a rede telefónica do Porto, na altura, apenas com 19 assinantes.
1903 – Teve início a primeira Volta a França em bicicleta. O seu fundador foi Henri Desgrange, jornalista do diário desportivo “L’Auto”.
1906 – José Holtreman Roquette, ou José de Alvalade, fundou o Sporting Clube de Portugal. As origens remontam a 1902, quando foi criado o Sport Club de Belas, e a 1904, com o aparecimento do Campo Grande Football Club.
1908 — Foi adotado o sinal internacional de socorro SOS, em código morse.
1920 – Nasceu a fadista Amália Rodrigues.
1921 – Foi fundado o Partido Comunista Chinês.
1929 – Apareceu pela primeira vez o Popeye, The Sailor man, o marinheiro, figura de Banda Desenhada criada pelo norte-americano Elzie Crisler Segar.
1952 – Foi constituída a Força Aérea Portuguesa.
1954 – Foi fundada a Federação Portuguesa de Badminton.
1955 – Ocorreu o primeiro grande acidente na história da aviação portuguesa. Oito aviões a jacto da FAP despenharam-se na Serra do Carvalho, a 12 quilómetros de Poiares.
1958 — Começou, em Genebra, a conferência das potências sobre a deteção de explosões nucleares.
1963 — Começou a Conferência Internacional da Educação, em Genebra. Portugal do na altura liderado por Oliveira Salazar foi excluído dos trabalhos.
1970 – Paulo VI recebeu os líderes dos movimentos de libertação da Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, Amílcar Cabral, Agostinho Neto e Marcelino dos Santos, respetivamente.
– A Polícia de Viação e Trânsito portuguesa foi substituída pela Brigada de Trânsito da GNR.
1976 – Foram extintas as Casas de Câmbio. A atividade passou a ser desenvolvida em exclusivo pelas instituições de crédito nacionalizadas.
1981 – Morreu o escritor português Carlos de Oliveira, nome essencial do neorrealismo, autor de “Uma Abelha na Chuva” e “Finisterra”.
1986 – Foi lançado o Cartão Jovem.
1995 – Morreu o ator Henrique Santana, aos 73 anos.
1996 – Iniciou-se a fase experimental do Rendimento Mínimo Garantido
2002- Cristiano Ronaldo fez no Sporting o seu primeiro treino.
2006 – O documentário da RTP “Ei-los Que Partem — A Sangria da Pátria”, de Fernanda Bizarro, venceu o 2.º Prémio de Documentário do Festival de Televisão de Monte Carlo.
– Morreu a fadista Márcia Condessa, 67 anos.
2007 – Portugal assumia a presidência semestral da União Europeia.
2012 – Ana Dulce Félix sagrou-se campeã da Europa dos 10.000 metros, ao triunfar na prova disputada em Helsínquia.
2014 – Vitor Gaspar, à altura Ministro das Finanças deixou o Governo e foi substituído no cargo pela sua Secretária de Estado, Maria Luis Albuquerque.
2016 – O deputado madeirense José Manuel Coelho exibiu uma bandeira do Estado Islâmico na Assembleia Regional, o que provocou desconforto entre os presentes e deixou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa visivelmente incomodado.
2017 – Duas dezenas de chefes de Estado e de governo, um antigo soberano e várias centenas de outras personalidades assistiram à homenagem europeia ao antigo chanceler alemão, no hemiciclo do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. O caixão, coberto com a bandeira europeia e transportado por oito militares alemães, foi colocado no centro do hemiciclo para uma cerimónia sem precedente na história da União Europeia.
…………………………………
Este é o centésimo octogésimo segundo dia do ano. Faltam 183 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Quando não se tem imaginação, morrer é pouca coisa; quando se tem, morrer é demasiado”. Louis Férdinand Céline (1894-1961), escritor francês.
Biblioteca Municipal D.Dinis, em Odivelas