Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 1 DE AGOSTO – O BOAVISTA FAZ 115 ANOS

Escrito por em Agosto 1, 2018

EFEMÉRIDES

1 de agosto

Dia Mundial do Alimento Materno

1492 – Foi emitido o decreto de expulsão dos judeus de Espanha, pelos reis Católicos Fernando e Isabel.

1774 – Foi identificado o elemento Oxigénio, pelo químico inglês Joseph Priestley, que prosseguira as investigações do alemão Carl Wilhelm Scheele.

1808 – As tropas britânicas iniciaram o desembarque em Lavos, na Figueira da Foz, no conflito contra as forças de Napoleão Bonaparte.

1856 — Começou a chamada Revolta das Subsistências em Portugal. O mau ano agrícola provocou manifestações em Lisboa. Os tumultos e assaltos a lojas, prolongaram-se durante mês de agosto.

1903 – Foi fundado o Boavista Futebol Clube, no Porto.

1922 – Morreu Alexander Graham Bell, inventor do telefone.

1941 – Foi produzido o primeiro Jeep, em Toledo, EUA.

1944 – Iniciava-se a insurreição de Varsóvia contra as forças nazis de ocupação. A revolta durou 63 dias, causou 200 mil mortos e foi sufocada pelas tropas de Hitler.

1946 – Foi criada a Comissão de Energia Atómica.

1966 – Data do massacre da Universidade do Texas. O atirador Charles Joseph Whitman assassinou 15 pessoas, antes de ser morto pela polícia.

1974 — Chegou a Lisboa o primeiro representante diplomático de um país do Bloco de Leste. Foi Erich Butzke, embaixador da RDA.

1976 — Começaram, em Montreal, Canadá, os XXI Jogos Olímpicos da era moderna. Portugal obteve duas medalhas de prata, com Carlos Lopes nos 10.000 metros e com Armando Silva, na fossa olímpica em tiro desportivo.

1977 – Morreu o Cardeal Patriarca Resignatário de Lisboa Manuel Gonçalves Cerejeira.

2002 — Os Estados membros da CPLP assinaram o acordo de cooperação para o combate à Sida, que previa um investimento de 30 milhões de euros, no fecho da IV Cimeira, em Brasília.

2003 – Morreu a atriz francesa Marie Tritignant, aos 41 anos. Foi vítima de agressão do companheiro.

2004 – Entrou em vigor a redução da Zona Económica Exclusiva dos Açores das 200 para as cem milhas.

2006 – O presidente cubano Fidel Castro delegou o poder no irmão Raul Castro.

2007– O colapso de uma ponte sobre o Rio Mississipi, Minneapolis, em plena hora de ponta, provocou pelo menos nove mortos e quatro desaparecidos.

2008 – Mark Deputter, diretor artístico do festival Alkantara, foi nomeado responsável pela direção do Teatro Municipal Maria Matos e sucedeu no cargo a Diogo Infante.

– Nélson Évora, campeão do Mundo de triplo salto, foi nomeado pela chefia da Missão Olímpica para representar Portugal como porta-bandeira na cerimónia de abertura dos Jogos Pequim2008, a 08 de agosto.

2009 — Morreu Manuel dos Santos Lourenço, M.S. Lourenço, poeta e filósofo, autor de “Os Degraus do Parnaso”,  com 73 anos.

2010 – Sara Moreira conquistou a medalha de bronze dos 5000 metros no Campeonato da Europa de Atletismo, que decorreu em Barcelona.

2012 – Morreu Eurico de Melo, aos 86 anos. Engenheiro químico de formação, foi ministro detrês governos constitucionais. O social democrata era conhecido como “vice-rei do Norte”

2013 – O Estoril empatou sem golos na Amoreira, frente ao Hapoel Ramat Gan em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, partida que marcou a estreia dos “canarinhos” naquela competição.

2014 – Portugal perdeu com a Alemanha por 1-0 no jogo da final do Europeu de sib-19, que se disputou em Budapeste.

2015 – O Novo Banco anunciou ter chegado a acordo com dois mil dos sete mil emigrantes que subscreveram produtos comerciais aos balcões do BES.

2016 – Entrou em vigor a nova tabela do Imposto Municipal sobre Imóveis que passou a contabilizar o Sol e a vista privilegiada como fatores de calculo do valor a pagar.

2017 – Uma auditoria do Tribunal de Contas revelou que a associação privada sem fins lucrativos Instituto do Território, fundada pelo antigo patrão de Passos Coelho, Rogério Gomes, que foi dirigente do PSD, recebeu indevidamente dinheiros públicos no valor de quase 250 mil euros.

===============.

Este é o ducentésimo décimo terceiro dia do ano. Faltam 152 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Se a natureza não é contra nós, também não é por nós”. Hermann Melville (1819-91), escritor norte-americano.

Marcado como