Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 1 DE ABRIL – O SPORTING FARENSE FAZ 118 ANOS

Escrito por em Abril 1, 2018

EFEMÉRIDES

1 de abril

Dia Internacional das Aves e Dia das Mentiras

1910 – Foi constituído o Sporting Clube Farense. É o clube mais antigo e com o maior historial do Algarve. Do seu vasto palmarés destaca-se uma presença na final da Taça de Portugal na época de 1989/1990 e um quinto lugar na 1ª Liga, na época de 1994/1995 e que valeu o acesso à, então, Taça Uefa, na época seguinte. Além disso venceu por duas vezes o Campeonato Nacional da 2ª Divisão e uma, o da 3ª Divisão.

1965 – Foi transmitida a primeira emissão do programa “Em Órbita”, no Rádio Clube Português. Desde esse dia, dedicou-se, praticamente em exclusivo, “à divulgação, à selecção, à explicação e ao enquadramento das formas mais representativas da música popular de expressão inglesa”. O programa tinha produção e realização de Jorge Gil e Pedro Soares Albergaria e apresentação de Cândido Mota. Outros nomes que passarm pelo programa foram João Manuel Alexandre, João David Nunes e Pedro Castelo. Em agosto de 1967, o “Em Órbita” passou pela primeira vez um tema português, “A Lenda de El-Rei D. Sebastião”, pelo Quarteto 1111, o que provocou divergências entre Jorge Gil que não queria e João Manuel Alexandre que queria. O programa terminou em maio de 2001.

1986 – A Câmara Municipal de Faro cedeu ao Farense o estádio de São Luís, no dia em que o clube completou 76 anos.

1996 – Morreu o ator Mário Viegas, aos 47 anos. Foi fundador do Grupo 4 e do Novo Grupo, dinamizador do Teatro Estúdio do São Luís. Divulgador de poesia e das principais dramaturgias.

– Morreu Alfredo Nobre da Costa, com 73 anos. Foi primeiro-ministro do III Governo Constitucional , entre 28 de Agosto e 22 de Novembro de 1978 e participou também no VI Governo Provisório e no I Constitucional. Licenciou-se em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em 1946 e iniciou a sua carreira profissional no Grupo Champallimaud, passando pela direcção da Fábrica de Cimentos Tejo, Fábrica de Cimentos Cabo Mondego, e Cimentos de Leiria. Em 1972 foi escolhido para presidir ao Conselho de Administração da Sacor, cargo que deixou após o 25 de abril. Foi feito Comendador da Ordem Militar de Cristo, e depois elevado a Grã-Cruz da mesma Ordem.

1997 – Portugal assumiu a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

2002 — Morreu Rui Manuel Nogueira Simões, aos 72 anos. Foi o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa.

2004 – Entrou em vigor o novo regime do subsídio de doença que passou a prever montantes diferenciados conforme a duração das baixas.

2007 – Entraram em vigor as novas taxas moderadoras da Saúde, para internamento e cirurgia.

2008 – O preço de mais de 1.800 medicamentos genéricos baixou, o que permitiu uma poupança anual de cinco milhões de euros aos utentes e de 10 milhões ao Serviço Nacional de Saúde, segundo a estimativa que o Infarmed apresentou na altura

– Morreu Licínio Pereira da Silva, aos 63 anos. Foi o último preso político da PIDE condenado com medidas de segurança

2010 – O primeiro medicamento de raiz e patente portuguesas, um antiepilético da Bial, chegou às farmácias, quase um ano depois de aprovado pela Comissão Europeia e após o Governo português ter anunciado a sua comparticipação a 95 por cento.

2012 – O documentário português “A Nossa Forma de Vida” obteve uma menção especial do júri do mais prestigiado festival internacional do género, o Cinèma du Réel. O filme de Pedro Filipe Marques já tinha vencido o prémio do DocLisboa para melhor primeira obra, na competição nacional.

2014 – Um jovem com uma profunda ferida exposta na cara teve de pagar a sua deslocação para o Hospital do Litoral Alentejano, depois de ver recusado o transporte pelo INEM. Na altura, o comandante dos Bombeiros de Grândola, considerou a situação “no mínimo caricata”.

2015 – Depois de a recontagem dos votos das Eleições Regionais ter atribuído à CDU o 3º deputado no Parlamento da Madeira, retirando assim a maioria absoluta ao PSD, uma segunda recontagem voltou a dar a maioria a Miguel Albuquerque. Em causa, esteve um erro informático da Comissão Nacional de Eleições, que não tinha contabilizado os votos de Porto Santo.

2016 – Um estudante de 20 anos foi assassinado numa rixa perto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no polo universitário da Asprela.

2017 – Um Tribunal espanhol condenou uma estudante de 21 anos a um ano de prisão por causa de várias publicações humorísticas que fez no Twitter, a propósito do assassinato do primeiro-ministro de Franco, durante a ditadura militar, num ataque da ETA.

===============.

Este é o nonagésimo primeiro dia do ano. Faltam 274 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Nas cidades a vida é mais pequena (…). Os grandes prédios fecham-nos a vista à chave”. Fernando Pessoa/ Alberto Caeiro (1888-1935), escritor português.

                                               Sporting Clube Farense está hoje de parabéns!

Marcado como