Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


Djam Neguin Lança Novo Single e Videoclip “Ka Bu Skeci Tradison”

Escrito por em Março 17, 2022

O video-clip é uma proposta estética do conceito denominado CV-Futurismo

Cabo Verde 17 Março 2022 O artista cabo-verdiano Djam Neguin lançou recentemente o  single e videoclip “Ka Bu Skeci Tradison”. Uma proposta estética, que se enquadra num conceito denominado CV-Futurismo, subtraído do Afro-Futurismo e na  «ideia de  se poder criar um movimento para imaginar o povo negro no futuro».

Djam Neguin, afirma que «neste caso, aplicado a Cabo Verde, é um exercício de imaginação, de criação, de invenção de um coletivo do que podemos vir a ser». Um exercício de «regresso às origens e à ancestralidade, que nos distingue de outras pessoas e de outros grupos no mundo inteiro», explica o artista.

A seu ver, o futuro é um exercício, sobretudo de imaginação. O movimento, sublinhou, «faz parte da constatação de que todo o movimento futurista ocorrido no mundo, é uma proposta estética, filosófica e intelectual, que aconteceu dentro do contexto de branquitude».

“Nos filmes, por exemplo de ficção cientifica, todo o conjunto de produção cultural que imagina o futuro, há pouco ou quase nenhuma presença de negros, o que nos leva a questionar onde existiremos, se não estamos representados”, questionou o artista.

Daí, defende o músico, «há a necessidade de começar um movimento que imagina o Homem Negro no futuro, propondo como “queremos ser”.  Por ainda não existir, há a possibilidade de criar novas linguagens uma vez que cultura é “invenção”».

Antecipa que as pessoas adiram e se identifiquem com o EP, no qual promete explorar e experimentar novas sonoridades, trazendo outras vibrações para a música cabo-verdiana.

Nascido e criado em Cabo-Verde, na cidade da Praia, até aos 9 anos de idade, cedo revelou as suas aptidões artísticas. A sua mudança para Portugal, onde viveu até aos 19 anos, permitiu o desenvolvimento do seu talento. Desde 2011, ano em que regressou à sua cidade Natal, tem vindo a produzir e a realizar vários projetos ligados à arte.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Continue lendo