Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Dia Mundial da Neve

Escrito por em Janeiro 18, 2022

Dia Mundial da Neve

Lisboa 16 Janeiro 2022 – Comemorou-se dia 16 de Janeiro o Dia Mundial da Neve. Esta data é anualmente assinalada no terceiro domingo do ano, em todas as estâncias de esqui e em todos os locais onde cai neve no mundo.

A Federação Internacional de Esqui e em Portugal a Federação de Desportos de Inverno de Portugal com o assinalar desta data pretendem sensibilizar a população para o potencial dos desportos associados à neve.

A neve, manifesta-se em forma de precipitação de cristais de gelo. Estes cristais formam-se em altitude, em nuvens onde a temperatura varia entre os -20 ºC e os -40 ºC. Como a agregação dos cristais de gelo em altitude, estes tornam-se pesados e caem em direção à superfície terrestre. Os cristais só caem em forma de neve se a temperatura à superfície seja negativa, ou muito próxima dos 0 ºC.

Existem dois tipos de neve, a húmida e a seca. A neve designa-se húmida quando é precipitada em flocos de grandes dimensões, em áreas onde a temperatura ronda os 0 ºC. Já a neve seca caracteriza-se por ter flocos de pequenas dimensões, e regista-se em áreas onde a temperatura é muito inferior a 0 ºC.

Em Portugal a neva cai regularmente em determinados períodos do ano, em áreas como a Serra da Estrela as Serras do Gerês e do Marão.

Noutras áreas da Península Ibérica, onde a neve é mais abundante, os “desportos de inverno” são muito importantes  para as atividades turísticas. A Serra Nevada e a Cordilheira dos Pirenéus são locais de excelência onde é possível praticar desportos associados à neve durante praticamente todo o ano.

Os desportos de inverno mais praticados, podemos destacar o esqui e o snowboard. Em Portugal apenas há uma estância de esqui, localizada na Serra da Estrela.

 

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *