Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


DIA MUNDIAL DA ÁRVORE, EM LOURES

Escrito por em Março 16, 2019

A Câmara Municipal de Loures começa hoje a assinalar o Dia Mundial da Árvore, que se comemora na próxima quinta-feira.  São várias são as atividades que integram o programa das comemorações,que irão decorrer um pouco por todo o Município de Loures, nos parques verdes, em escolas e em equipamentos municipais.

Teatro, animação infantil, arborismo, plantação de árvores, exposição, construção de ninhos e aventura ao ar livre, são algumas das atividades na qual poderá participar.

Tudo começa mais logo, às 15.00 horas no Centro de Educação Ambiental no parque Urbano de Santa Iria de Azoia, com o “Jardim Curioso”. É a história de uma cidade poluída e sem natureza que começou a reflorescer graças à atitude de uma criança, que decidiu, sozinha, começar a tratar de uma pequena planta que precisava de água para sobreviver. A partir desta ação, os restantes habitantes da cidade envolveram-se e, passado pouco tempo,a cidade tornou-se verde, saudável e bonita, onde se podia respirar bem. Esta atividade é complementada com a construção de dois puzzles de chão.

Amanhã, a partir das 14.30 no Parque Municipal de Cabeço de Montachique há “Azimute Radical”. É uma aventura ao ar livre com adrenalina. Pontes suspensas, cordas e redes. A educação ambiental promovida de forma lúdica desfrutando de um desporto para famílias, valorizando o respeito pelas árvores e as diversas utilizações das mesmas.

Na segunda, terça, quinta e sexta-feira há plantação de árvores nas escolas do concelho de Loures e na quarta-feira é inaugurada a exposição “Insetos em Ordem”, no Centro de Educação Ambiental do Parque Urbano de Santa Iria da Azóia. Vai ser disponibilizada a informação científica de uma forma passiva e o conceito dos Insetos em Ordem conduz os visitantes por uma experiência individual da identificação dos animais. Os participantes recebem à entrada um inseto verdadeiro conservado em resina, para tomar a decisão do caminho a seguir na chave dicotómica desenhada no espaço e têm de observar as suas características morfológicas. No fim do caminho encontrarão a ordem a que pertence o inseto que escolheram. De forma lúdica, quase como um jogo, os visitantes experimentam o método científico.

No sábado, dia 23, há “Pinta-pinta-silgo e Pa-poi-poi-la” na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures Num campo de papoilas as personagens, embaladas pelos sons da terra, brincam ao ritmo dos poemas. É um espetáculo de animação para bebés e acompanhantes que carece de marcação prévia., mas há também construção de ninhos no Parque Urbano da Quinta dos Remédios, na Bobadela