Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


Dia da Mulher: Manifestações mundo fora

Written by on Março 8, 2018

De Espanha à Índia, de França às Filipinas, milhares de mulheres assinalaram hoje o Dia Internacional da Mulher em manifestações pela igualdade, respeito e emancipação, com Espanha a marcar a diferença com uma “greve feminista” à escala nacional.

Mais de 10.000 pessoas concentraram-se na Praça Cibeles, em Madrid, para uma manifestação com o lema “Vivas, livres e unidas pela igualdade”, num dia em que a Espanha realiza uma “greve feminista” já qualificada pelos sindicatos como “um êxito rotundo”.

Na Rússia, o Dia da Mulher é feriado nacional, mas poucos se manifestaram em Moscovo, entre os quais a candidata presidencial Ksenia Sobchak, que, ao estilo do movimento #MeToo nos Estados Unidos, protagonizou um protesto individual frente à Duma, a câmara baixa do Parlamento, para exigir a demissão de um conhecido deputado que várias jornalistas acusam de assédio sexual.

Em França, além de manifestações, um dos principais diários, o Libération, é hoje mais caro 50 cêntimos para os homens do que para as mulheres, o que a direção editorial justifica com o persistente fosso salarial de 25%, “apesar da lei”.

Segundo um apanhado da agência norte-americana Associated Press, também na Ásia as mulheres saíram às ruas em vários países para assinalar o dia.

 

 

De regresso à Europa, e à sede das instituições da União Europeia (UE), a Comissão assinalou a data com um comunicado em que afirma que a Europa “é um dos lugares mais seguros e iguais para as mulheres do mundo”, mas “o caminho para a plena igualdade na prática ainda é longo”.