Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


DIA DA LIBERDADE ASSINALADO NO ANTIGO REGIMENTO DE ENGENHARIA 1

Written by on Abril 28, 2020

ODIVELAS 25 Abr. 2020 _ O Dia da Liberdade foi assinalado no antigo Regimento de Engenharia 1, berço da “Revolução dos Cravos”. Numa cerimónia realizada pela União das Freguesias de Pontinha e Famões foi evocada a Revolução de 25 de Abril de 1974, passados 46 anos, no antigo Regimento de Engenharia 1, onde estava instalado o Posto de Comando do MFA – Centro coordenador da “Revolução dos Cravos”.

Na cerimónia foram entregues simbolicamente 46 cravos aos militares presentes, destacando-se o Diretor do Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA, Coronel Luis Albuquerque, e o Comandante da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana, Brigadeiro-General Francisco Rijo, força que ocupa atualmente o Quartel da Pontinha.

O Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, marcou presença, tendo salientado a importância da data para “Odivelas e para a memória coletiva de Portugal e dos Portugueses, e de todos os que lutaram pela liberdade”.

O Autarca referiu ainda que o 25 de Abril “é uma tradição que não podemos deixar morrer e devemos continuar a perpetuar”.

 

 

Na cerimónia estiveram também o Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Miguel Cabrita, a Presidente da União das Freguesias de Pontinha e Famões, Corália Rodrigues, os Presidentes das Uniões de Freguesias de Ramada e Caneças, Manuel Varela, e Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, Rogério Breia, bem como o representante da Junta de Freguesia de Odivelas, Ricardo Oliveira.