Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


CULTURA POPULAR É O TEMA DAS 7 MARAVILHAS® EM 2020

Escrito por em Fevereiro 15, 2020

Depois da nossa História, da Natureza, da Gastronomia, das Praias, das Aldeias, da Mesa e dos Doces este ano será a vez do Património Cultural Imaterial  eleger as 7 Maravilhas da Cultural Popular de Portugal ®.

O projeto foi apresentado no Museu de Arte Popular em Lisboa, por Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas, e o formato televisivo por José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional. Catarina Furtado e José Carlos Malato, apresentadores da RTP, estiveram presentes enquanto embaixadores das eleições 7 Maravilhas.

“A grande aposta deste ano passa por promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a nossa Cultura Popular a um patamar de causa pública e de atração turística”, explicou Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®. “Das muitas razões que explicam porque Portugal está hoje na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular, Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade. É a manutenção e a afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular®”, acrescentou.

As categorias a concurso são: Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias e Artefactos.

As categorias do concurso permitem a organização e comparação de todos os Patrimónios, independentemente da sua natureza, de modo a avaliar o valor de cada manifestação cultural, enquanto afirmação distintiva do seu território.

As candidaturas terminam a 1 de março e são realizadas online, no site oficial das 7 Maravilhas®.

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “a RTP1 volta a associar-se às 7 Maravilhas® para uma nova viagem televisiva pelo país, pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região”.

A Gala Finalíssima decorre a 5 de setembro de 2020 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 patrimónios como 7 Maravilhas da Cultura Popular®.

Para mais informações: info@7maravilhas.pt