Covid-19: Variante Ómicron Representa 75 % dos Casos
Escrito por Paulo António Monteiro em Dezembro 29, 2021
Relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge revela que a variante Ómicron representa de 75% dos casos de Covid em Portugal
Lisboa 29 Dezembro 2021 – A variante Ómicron do coronavirus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, representa de 75% dos casos de Covid na segunda-feira, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
O relatório indica que houve um “crescimento exponencial” de casos prováveis da variante Ómicron, e uma redução de circulação da variante Delta.
A variante Ómicron representa mais de 50% dos casos, segundo o INSA, este “aumento abrupto de circulação comunitária está em linha com outros países como a Dinamarca e o Reino Unido”.
Já foram analisadas cerca de 24.198 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas a partir de amostras colhidas em laboratórios, hospitais e instituições, nos 303 concelhos de Portugal.
O relatório revela que a variante Delta, o relatório indica que tem vindo a diminuir desde finais de Novembro, “em resultado do aumento abrupto de circulação da variante Ómicron, destacando-se ainda as linhagens AY.4.2 e AY.43.5, com frequências relativas próximas de 5% nas últimas semanas.
É expectável que “a circulação diminua significativamente nas próximas semana”, afirma o INSA.
Recordamos a necessidade da proteção individual recomendadas pela Direção Geral de Saúde
- Uso de máscara
- Desinfeção regular das mãos
- Distanciamento Social