Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00


COVID-19 QUARTA VAGA VARRE O PAÍS DE NORTE A SUL

Written by on Julho 1, 2021

Paulo António Monteiro

QUARTA VAGA DE COVID-19 PORTUGAL ATINGIU HOJE O PICO DE DOIS MIL QUATROCENTOS E QUARENTA E NOVE CASOS

Odivelas 1 Julho 2021 – Portugal contabilizou, hoje, dois mil quatrocentos e quarenta casos de covid-19 e pode ultrapassar os três mil já na próxima semana.

Com a variante Delta, de origem Indiana, a ganhar terreno, os hospitais já reforçaram as camas disponíveis em enfermarias e unidades de cuidados intensivos sobretudo na região de Lisboa e Porto.

Lisboa já passou dos 240 casos por 100 mil habitantes e pode e Fernando Medina admite que a cidade poderá ser obrigada a recuar no desconfinamento. De acordo com a publicação do portal Zap.aeiou, especialistas já pediram ao Governo que tome, quanto antes, medidas para evitar que a situação se agrave na capital.

O professor Carlos Antunes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em declarações ao Diário de Notícias, afirmou que, “na prática já estamos numa quarta onda pandémica, porque a fase que estamos a viver já está com uma amplitude e um comprimento semelhante à onda de Março do ano passado que se estendeu até Maio”, e admitiu ainda que Lisboa é o motor desta quarta vaga.

Nelson Pereira, diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João, afirmou “Neste momento já não podemos negar que estamos numa 4.ª vaga, de características diferentes, mas real. É o momento de todas as estruturas se coordenarem e verificarem os seus planos de contingência” e acrescentou, ”para o Hospital de São João, que foi sempre desde a primeira vaga um hospital sentinela na região Norte, é uma situação preocupante. Esperávamos que pudesse não acontecer o alastrar da situação da região de Lisboa à região do Porto. Mas neste momento isso é inequívoco: já aconteceu”, referiu o médico.

A Sul, os hospitais do Algarve “têm 49 doentes internados em enfermarias covid-19, 12 dos quais em cuidados intensivos, com uma tendência de aumento de internamentos entre os mais jovens”, afirmou Ana Varges Gomes, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve citada pela Lusa.

Paulo António Monteiro


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *