COVID-19 GOVERNO IMPÕE CERCA SANITÁRIA AO FIM DE SEMANA NA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA
Escrito por Paulo António Monteiro em Junho 18, 2021
CERCA SANITÁRIA AO FIM DE SEMANA NA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA
Lisboa 17 junho 2021 – Governo proíbe circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana, a partir das 15h00 de sexta-feira e até à madrugada de segunda-feira está proibido entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa.
O Governo aplicou a toda a área metropolitana de Lisboa novas medidas de confinamento obrigatório, referentes a circulação entre concelhos, horário dos estabelecimentos de restauração e limite para ajuntamentos. Aos fins de semana, exceto supermercados e afins, tudo fecha às 15h30, incluindo os restaurantes, os ajuntamentos voltam ao limite máximo de 10 pessoas.
Para conter o aumento de incidência que se tem verificado na Área Metropolitana de Lisboa e numa tentativa para não se estender para o resto do País, passa a estar proibido entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa entre as 15h00 de sexta-feira e as 06h00 de segunda-feira, a partir desta sexta 18 de Junho.
«Esta é uma medida adicional que o Governo decidiu tomar para conter o aumento de incidência que se tem verificado na Área Metropolitana de Lisboa», justifica o governo. A cidade de Lisboa já tem mais de 300 casos por 100 mil habitantes.
Grande parte dos concelhos em situação de alerta (Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira) estão localizados na área de Lisboa.
Sesimbra teve pela segunda semana consecutiva mais de 240 casos por 100 mil habitantes a 14 dias e recuou no processo de desconfinamento, estando previsto, entre outras medidas, o encerramento da restauração e dos estabelecimentos às 15h30 durante o fim de semana.
Registaram-se cinco óbitos em pessoas vacinadas. Em de quase dois milhões de pessoas já vacinadas em Portugal, 1231 contraíram Covid-19. Destas, houve 26 que precisaram de internamento hospitalar e cinco morreram. Segundo a Direção-Geral da Saúde, contraíram Covid-19 após serem vacinadas, 455 entre 80 e mais anos. As cinco mortes ocorreram em pessoas com 80 ou mais anos.
Os concelhos de Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra estão agora nas medidas que estavam em vigor até ter entrado a última fase de desconfinamento, a 10 de junho. Já os concelhos de Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra recuperaram e estão já abaixo do limiar de alerta aplicável. Portugal tem hoje uma incidência de 90,5 e um R de 1,13.
O governo reitera as medidas que cada cidadão deve continuar a aplicar para conter a pandemia, como a utilização de máscaras, o distanciamento social, a higienização das mãos.
Veja aqui o anuncio das novas medidas: