Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


Covid-19: Algumas restrições são hoje levantadas

Escrito por em Janeiro 10, 2022

O Governo justifica o levantamento de algumas restrições com a situação dos internamentos tranquila apesar do aumento de infeções.

Lisboa, 10 Janeiro 2022 – Algumas restrições impostas para combater a pandemia de covid-19 são hoje levantadas, deixa de ser  obrigatorio testes em várias situações. Mantêm-se até ao dia 14 a obrigatoriedade do teletrabalho. a partir dessa data passa a ser recomendado.

As discotecas e bares, obrigadas a fechar a 25 de Dezembro, podem reabrir no dia 14 de Janeiro. Os clientes vão continuar a ter de apresentar um teste negativo, ou demonstração terem sido vacinados há mais de 14 dias com a dose de reforço da vacina contra a covid-19.

O consumo de bebidas alcoólicas na via pública continua proibido.

Mantem-se o controle nas fronteiras nos aeroportos até 09 de Fevereiro, com a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo à covid-19 para todos os passageiros que cheguem a Portugal.

Os cidadãos que tenham recebido a dose de reforço de uma vacina contra a covid-19 há mais de 14 dias, deixam de ser obrigados a apresentar testes negativos para o SARS-CoV-2.

Quem não tem dose de reforço terá de apresentar um teste negativo para visitas a lares de idosos ou doentes internados nos hospitais, para ter acesso aos grandes eventos, eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e a recintos desportivos.

O certificado digital é obrigatório para entrar em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios.

As escolas reabriram hoje,  os alunos deixam de estar obrigados a isolamento quando houver um caso positivo na mesma turma. Todos os professores, auxiliares e assistentes operacionais terão que fazer testes.

Deixa de ser preciso telefonar para a linha SNS 24, para conseguir uma declaração provisória de isolamento profilático.

Passa a ser possível emitir automaticamente uma declaração provisória de isolamento para os casos de pessoas infetadas com Covid-19 sem sintomas ou com doença ligeira e para contatos de alto risco.

Portugal continental continua em situação de calamidade devido à pandemia.

Quais são os sinais e sintomas?

Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela COVID-19 são:

  • febre (temperatura ≥ 38.0ºC) sem outra causa atribuível
  • tosse de novo, ou agravamento do padrão habitual, ou associada a dores de cabeça ou dores generalizadas do corpo
  • dificuldade respiratória/dispneia, sem outra causa atribuível
  • perda total ou parcial do olfato (anosmia), enfraquecimento do paladar (ageusia) ou perturbação ou diminuição do paladar (disgeusia) de início súbito

Em crianças, sintomas como dor de cabeça (cefaleias), vómitos e diarreia também são considerados para despiste da COVID-19.

Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.

 

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *