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COSTA, MARCELO E RONALDO FORAM OS MAIS MEDIÁTICOS EM 2018

Escrito por em Dezembro 21, 2018

António Costa foi a figura pública com maior presença nos media portugueses no ano que agora termina. O primeiro-ministro foi mencionado em 116.885 notícias, poucas mais do que as 114.631 do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O pódio das personalidades mais mediáticas do ano fica completo com Cristiano Ronaldo. O capitão da Seleção Nacional esteve presente em 77.123 peças noticiosas em 2018.

É na quarta posição que surge o primeiro nome internacional desta lista elaborada pela Cision: Donald Trump. Foram 76.456 as referências feitas ao Presidente norte-americano ao longo do ano. O restante top-10 é dominado pelo futebol, com a presença do ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e dos treinadores Sérgio Conceição, Jorge Jesus e Rui Vitória.

No meio de tanta bola, encontra-se o presidente do PSD. Rui Rio foi a sexta personalidade mais mediática do ano, com 52.008 notícias, mais do que os restantes líderes partidários,(Assunção Cristas, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa em conjunto.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, encerra o elenco dos dez mais falados, com 34.498 menções. Depois do também líder do Eurogrupo, voltam a surgir mais nomes ligados ao futebol, concretamente José Mourinho, Fernando Santos, Lionel Messi ou Luís Filipe Vieira. Luka Modric, considerado pela FIFA o melhor jogador do mundo em 2018, não aparece nesta lista.

Quem aparece são os chefes de Estado ou de Governo internacionais, como Theresa May (Reino Unido), João Lourenço (Angola), Emmanuel Macron (França), Kim Jong-Un (Coreia do Norte) Vladimir Putin (Rússia) Jair Bolsonaro (Brasil) Angela Merkel (Alemanha) e Nicolás Maduro (Venezuela). O líder da Igreja Católica, Papa Francisco, foi a 15.ª personalidade mais mediática do ano, com 20.041 referências.

O objeto do estudo realizado pela Cision foram todas as notícias mencionando um conjunto de personalidades selecionadas, difundidas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social, no período temporal compreendido entre 1 de janeiro e 14 de dezembro de 2018.