Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


CONSELHO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS EM ENCONTRO ANUAL

Escrito por em Maio 12, 2018

Na segunda-feira e durante três dias, no encontro anual dos representantes dos emigrantes abre-se o debate sobre o recenseamento automático e novas formas de votação, mas também sobre o ensino do português como língua materna e ainda a autonomia do Conselho das Comunidades portuguesas.

O parlamento português aprovou por unanimidade em abril, o recenseamento automático dos portugueses residentes no estrangeiro, no âmbito do grupo de trabalho de alteração às leis eleitorais e do regime de recenseamento da Assembleia da República.

Segundo estimativas do Governo, esta alteração poderá permitir que quadruplique o número de eleitores recenseados fora de Portugal, que podem passar dos atuais 280 mil para um milhão e 375 mil.

Outro tema que os conselheiros pretendem discutir é o ensino do português no estrangeiro como língua materna. Além disso, os conselheiros vão insistir na necessidade de garantir a autonomia do Conselho das Comunidades portuguesas, uma vez que se consideram totalmente vinculados à secretaria de Estado e sem orçamento suficiente.

O encontro começa, na segunda-feira de manhã, em Lisboa.