Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


COMÉRCIO: AUMENTAM AS COMPRAS ONLINE, MAS AUMENTAM TAMBÉM AS RECLAMAÇÕES

Escrito por em Setembro 19, 2018

O comércio online está a ganhar adeptos por todo o mundo e os portugueses não são exceção. Um estudo sobre comércio eletrónico realizado pelo Portal da Queixa, constatou que mais de 90% dos portugueses inquiridos já comprou online.

Equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos, acessórios de moda e beleza, estadias em hotéis e apartamentos e viagens são o que os consumidores mais compram online.

Com a prática a aumentar, o número de reclamações associadas ao comércio eletrónico também registou um aumento significativo. Ao Portal da Queixa chegam mais de 20 reclamações por dia. Em seis meses, chegaram 3.900 queixas.

Apesar de, o estudo ter sido realizado a nível nacional, os consumidores de Lisboa são os que mais tipos de compra mencionam, destacando-se viagens, entradas para cinema e espetáculos, seguros, compras em supermercados e aluguer de veículos.

Nos cuidados a observar nas compras online destacam-se a necessidade de identificar o site. Antes de comprar qualquer produto ou serviço, informe-se sobre a empresa que o está a vender. Se o site não tiver uma morada ou um contacto para o qual possa ligar, bem como informações sobre a política de privacidade e segurança, é uma razão para desconfiar da sua veracidade. Deve informar-se para não ser alvo de uma fraude.

Deve também pesquisar antes de comprar, utilizando plataformas como o Portal da Queixa para pesquisar sobre determinada marca ou empresa, uma vez que, neste tipo de sites consegue encontrar experiências de outros consumidores com esse mesmo produto ou serviço e deve também, comparar preços e estar alerta para os custos adicionais, como taxas ou portes.

O estudo de âmbito nacional foi efetuado entre 14 e 28 de junho de 2018, obteve um total de 5300 respostas (59% do sexo masculino e 41% do sexo feminino) e teve a duração média de 5.4 minutos.

 

 

 

Marcado como