Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


CÂMARA DE LOURES É PARCEIRA DO PROJETO EUROPEU CLIMACT

Escrito por em Julho 16, 2018

O ClimACT é um projeto europeu, desenvolvido sob a coordenação do C2TN,  Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do Instituto Superior Técnico  e apresenta como principal objetivo, a promoção da transição para uma economia de baixo carbono nas escolas, mediante o desenvolvimento de ferramentas de apoio, específicas para o setor educativo e que monitorizem e otimizem o desempenho ambiental e energético.

Pretende-se, assim, disseminar pelas escolas metodologias inovadoras que permitam a identificação de soluções mais sustentáveis, baseadas na gestão inteligente da energia, nas energias renováveis e na alteração de comportamentos.

Este projeto está a ser implementado em 39 escolas-piloto, distribuídas por Gibraltar, Espanha, França e Portugal, sendo que, dos nove estabelecimentos de ensino nacionais que se encontram envolvidos, cinco pertencem ao concelho de Loures, a saber a Escola EB 2,3 General Humberto Delgado, Escola EB1/JI Prior Velho, Escola EB 2,3 Maria Veleda, Escola EB 2,3 Mário Sá Carneiro e a Escola Secundária José Cardoso Pires.

Com final previsto para o ano letivo 2018/2019, este projeto foi recentemente nomeado para os Prémios Europeus RegioStars 2018 que identificam as boas-práticas no desenvolvimento regional e destacam projetos originais e inovadores, que despertam o interesse e inspiram outras regiões. O ClimACT foi selecionado como finalista na categoria 2, alcançar a sustentabilidade através de baixas emissões de carbono.

Marcado como