Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Atual

Ecos do Bairro

12:00 13:00


BOMBEIROS MUNICIPAIS E SAPADORES EM PROTESTO AMANHÃ

Escrito por em Janeiro 16, 2019

Os bombeiros protestam amanhã contra a proposta do Governo para regulamentar a carreira de bombeiro profissional, que, consideram vir desvalorizar a carreira e tornar mais dificil o acesso ao seu topo.

O STAL considera  a proposta apresentada “totalmente inadmissível“,  e recorda que  os profissionais têm um grau de preparação e de prontidão para as operações de socorro que exige um perfil e uma formação muito específica.

Atualmente e por via da inclusão no salário dos suplementos que o Governo quer acabar, um bombeiro municipal tem uma posição de entrada na profissão de 700 euros. Se se excluir o montante desses suplementos, o salário líquido andará à volta dos 570 euros e fica abaixo do salário mínimo.

Por outro lado, os bombeiros têm atualmente um regime excecional de aposentação aos 50 anos, embora se possam manter após esta idade com um conjunto de funções e na proposta do Governo esta situação só será aplicável a partir dos 60 anos.

Segundo o STAL, o protesto vai decorrer durante o período em que decorre o Conselho de Ministros, que está agendado a partir das 09:30.

Marcado como